XI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

Estão abertas as inscrições para a XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB). As provas serão realizadas no dia 9 de maio. Mais de 350 mil estudantes participaram da última edição.

Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas pu privadas em todo o País. A inscrição deverá ser feita em escolas previamente cadastradas, podendo ocorrer até a véspera das provas, a critério do professor responsável pelas atividades da OBA em cada escola.

O prazo para as escolas interessadas se cadastrarem vai até a próxima segunda-feira (24/03) e pode ser feito por meio do site: www.oba.org.br.

A OBA tem o objetivo de divulgar a Astronomia e as atividades espaciais a estudantes em todo País. A gerente do Programa AEB Escola, Ivette Rodrigues, uma das organizadoras do evento, explica que as questões das provas são elaboradas de forma a levar conteúdos informativos tanto a alunos como professores.

“As provas e os gabaritos constituem-se em instrumentos importantes de formação de conteúdo, que em geral, são pouco explorados em sala de aula. Nós estamos enviando, ainda, o material de apoio (livro, CD’s manuais, folderes, etc) para as escolas participantes com o intuito de contribuir para a preparação dos alunos e para as provas”, explicou.

Premiação

Serão distribuídos certificados para todos os alunos e professores participantes, além de cerca de 20 mil medalhas aos estudantes melhores colocados nos quatro diferentes níveis.

Os 50 participantes da OBA com melhores resultados nas questões de Astronomia são convidados a participar de um concurso durante a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira e ainda terão chances de participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e da Olimpíada Internacional de Astrofísica e Astronomia.

Já os 50 alunos com melhor desempenho nas questões de Astronáutica participarão da IV Jornada Espacial, um curso avançado sobre ciências espaciais promovido pela AEB, o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Atividades Experimentais

A OBA é a única Olimpíada que promove atividades experimentais com o objetivo de estimular a cultura da observação e pesquisa nas escolas. Os estudantes que realizarem as atividades experimentais propostas poderão optar por responder questões da prova com base nas observações e nos registros efetuados.

OBFOG

Nesse ano será realizada também a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG). Todos os participantes da OBA podem participar.

A prova consiste em lançar o mais longe possível um foguete “didatico”. Para os alunos do Ensino Fundamental o foguete deverá ser feito de canudinho. Os estudantes do Ensino Médio deverão construir seus foguetes usando frascos plásticos de desodorantes. Nesse caso, os alunos terão que desenvolver a substância que fará o foguete subir.

As instruções para a construção dos dois foguetes estão sendo encaminhada as esolas cadastradas. Os melhores classificados também participarão da Jornada Espacial.