VICE-PRESIDENTE ESTÁ NA RÚSSIA PARA TRATAR DO FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES BILATERAIS
Publicado em: Brasília, 17 de maio de 2011

O vice-presidente da República, Michel Temer, está em Moscou acompanhando o andamento das relações bilaterais entre Brasil e Rússia.

Segundo o Itamaraty, Michel Temer está chefiando a delegação brasileira na V Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, “o foro mais elevado de diálogo, concertação política e acompanhamento do conjunto das relações” entre os dois países.

Leia abaixo íntegra da nota nº 191 do Ministério das Relações Exteriores.

Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação – Moscou, 16 e 17 de maio de 2011

Está sendo realizada, em Moscou, ontem (16) e hoje (17) de maio, a V Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN). A delegação brasileira está sendo chefiada pelo Vice-Presidente da República, Michel Temer.

A CAN constitui o foro mais elevado de diálogo, concertação política e acompanhamento do conjunto das relações bilaterais entre Brasil e Rússia. É responsável por supervisionar os trabalhos da Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia para Cooperação Econômica, Comercial, Científica e Tecnológica (CIC), que se dedica a estimular a cooperação bilateral nas áreas de economia e comércio, finanças, agricultura, energia, espaço, defesa, ciência, tecnologia e inovação, educação, cultura e esportes.

Ontem, foram realizadas reuniões da CIC e da Comissão de Assuntos Políticos e, no amanhã, o Vice-Presidente Michel Temer copresidirá a sessão de alto nível, ao lado do Primeiro-Ministro da Federação Russa, Vladimir Putin. Na ocasião, serão avaliados, entre outros temas, os progressos na implementação do Plano de Ação da Parceria Estratégica (2002) e da Aliança Tecnológica (2004) estabelecidas entre os dois países.

Em 2010, as trocas comerciais entre Brasil e Rússia atingiram US$ 6,063bilhões, dos quais US$ 4,152 bilhões corresponderam a exportações brasileiras.