V JORNADA ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 15 de outubro de 2009

A V Jornada Espacial acontecerá entre os dias 01 e 07 de novembro de 2009, em São José dos Campos (SP). Foram convidados 60 jovens do ensino médio, de escolas públicas e privadas, de 22 estados e do Distrito Federal Estes alunos foram selecionados através da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A Jornada Espacial é uma das ações do programa AEB Escola. Com objetivo principal de revelar novos talentos para a carreira científica, o evento permite aos estudantes de todo o Brasil o contato direto com pesquisadores das áreas de Astronomia e Astronáutica. A Jornada é também uma oportunidade para os alunos demonstrarem seus conhecimentos e habilidades nas várias atividades promovidas durante o evento. São minicursos, palestras e oficinas voltados para a área espacial. Na ocasião, os selecionados visitarão o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Observatório Astronômico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outros. Os professores acompanharam seus alunos na Jornada Espacial.

Os temas abordados, nesta edição, serão o contexto histórico da Corrida Espacial e seus benefícios para humanidade; a Astronomia Espacial; os satélites , plataformas espaciais e a tecnologia do GPS; a robótica; o Veículo Lançador de Satélites (VLS); as Ciências Espaciais no Ano Internacional da Astronomia; Meteorologia e Ciências Ambientais; as imagens de satélites – analise e interpretação e o Programa Espacial Brasileiro.

Este ano mais de 864 mil alunos de 10 mil escolas de todo o país participaram da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, ocorrida em maio. A OBA é organizada pela AEB e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e tem como objetivo popularizar o ensino de Astronáutica e de Astronomia junto a professores e estudantes brasileiros. As escolas cadastradas recebem todos os anos material didático sobre os temas que serão abordados na prova. Apesar de ser uma olimpíada, a OBA deseja estimular o aprendizado e não a competição.