UNB RECEBERÁ PALESTRA SOBRE PROPULSÃO ELÉTRICA
Publicado em: Brasília, 6 de dezembro de 2011

Brasília, 06 de dezembro de 2011  – O doutor Stephen Gabriel, professor da Universidade de South Hampton, na Inglaterra, ministrará nesta quinta-feira (08/12), às 16h, a palestra “Espaçonaves a propulsão elétrica: o que é isso? Por que usá-la? e outras aplicações” no auditório do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada da Universidade de Brasília (UnB).

A mesma palestra também será ministrada na sexta-feira (09/12), às 10h. Na ocasião, também será oficialmente lançado o curso de Engenharia Aeroespacial da UnB, a ser ministrado no Campus Gama. À tarde, a palestra realizada será novamente no Campus Darcy Ribeiro, no prédio de Engenharia Elétrica, às 17h.

A propulsão elétrica também conhecida como propulsão a plasma começou a ser utilizada em satélites no inicio dos anos 60. Atualmente, com os avanços dos programas espaciais de vários países esta tecnologia está sendo utilizada cada vez mais em missões espaciais de longa duração. Das grandes aplicações da propulsão elétrica destacam-se o controle de atitude e orbita de satélites geoestacionários e as missões de exploração de cometas e asteróides no sistema solar. Na palestra, o professor Stephen Gabriel abordará, primeiramente, os fundamentos da propulsão espacial, para que os espectadores possam fazer uma comparação com outras tecnologias de propulsão, com ênfase particular na velocidade de escape.

No encontro, Stephen ainda fará uma breve visão geral dos diferentes tipos de dispositivos de propulsão elétrica, concentrando-se sobre a base física dos processos desaceleração e as características de desempenho típico.

Por fim, o palestrante fará uma descrição mais detalhada dos propulsores elétricos com grades aceleradoras (GIEs) e dos propulsores elétricos pulsados (PPTs) e a possibilidade de uso dessas tecnologias no futuro.

A palestra será dada em inglês e tem como público alvo alunos de graduação e pós-graduação, além de interessados pela área espacial. Não há inscrições para o evento. Quem se interessar em participar deve chegar até o início do evento e se acomodar.

 

Serviço:

 

Palestra: “Espaçonaves a propulsão elétrica: o que é isso?Por que usá-la? e outras aplicações”

Palestrante: Stephen Gabriel, professor da Universidade de South Hampton, na Inglaterra

Local: auditório do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada da Universidade de Brasília (UnB).

Horário: 16h

Lotação: 150 pessoas

Endereço: multiuso II