UMA SEMANA DEDICADA À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA
Publicado em: Brasília, 16 de outubro de 2009

A Agência Espacial Brasileira (AEB) estará presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que será realizada entre os dias 19 e 25 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em um estande de 272 metros quadrados, a AEB apresentará o Programa Espacial Brasileiro aos visitantes com exposições, palestras e filmes.

Este ano, o espaço contará com novidades tecnológicas, como um filme em 3D e jogos eletrônicos interativos. Além disso, haverá um painel iluminado contando a história do Programa Espacial Brasileiro. Quem passar por lá verá, também, vídeos mostrando as aplicações dos satélites e uma parede com os spin offs – expressão inglesa usada para denominar casos nos quais as tecnologias, desenvolvidas no contexto dos programas espaciais, são usadas em atividades fora desse setor – desenvolvidos pelo Programa Espacial Brasileiro. No dia da abertura do evento (19), o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, estará presente no estande e fará palestra sobre a Missão Centenário. O design do estande foi de autoria do artista gráfico, Carlos Brasil.

O programa AEB Escola vai expor três telescópios – um do Clube de Astronomia, outro da Universidade de Brasília (UnB) e um terceiro, produzido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Nas noites de quarta-feira a sábado, logo após o anoitecer, serão realizadas observações astronômicas com apoio dos voluntários do Clube de Astronomia de Brasília. Serão oferecidas, ainda, no estande, oficinas sobre Astronomia e Astronáutica voltadas para professores e alunos da educação básica. Durante as oficinas será distribuído aos professores o livreto “Mão na Massa”, com propostas de atividades sobre Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas que podem ser realizadas com material reaproveitável.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é comemorada anualmente, no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com colaboração de diversas entidades vinculadas ao setor. O objetivo é criar e consolidar no Brasil mecanismos que mobilizem a população em torno da importância da Ciência e da Tecnologia, contribuindo ainda para a popularização da ciência de forma integrada.

Confira a participação da AEB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:

Palestra com o astronauta brasileiro, Marcos Pontes
Tema: Missão Centenário
Data: 19/10
Hora: 17 horas
Local: Espaço Café Científico

Palestra com o meteorologista Dr. Gilvan Sampaio
Tema: Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil
Data: 20/10
Hora: 16 horas
Local: Espaço Café Científico

Palestra: com o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira, Dr. Thyrso Villela
Tema: O Programa Espacial Brasileiro
Data: 23/10
Hora: 16 horas
Local: Espaço Café Científico

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Data: 19 a 25 de outubro
Horário de visitação: 8h30 às 19h
Local: Esplanada dos Ministérios
Informações: http://semanact.mct.gov.br/