UCRANIANOS E DEPUTADOS VISITAM O CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA
Publicado em: Brasília, 8 de outubro de 2013

Brasília 08 de Outubro de 2013 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, recebeu a semana passada a visita do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e dos deputados federais Nelson Pellegrino, Claudio Cajado, Pastor Eurico e Carlos Zarattini, integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, eles conheceram as instalações do CLA e a infraestrutura para lançamento de foguetes. Também visitaram as obras de implantação do sítio de lançamento da binacional Alcântara Cyclone Space (ACS).

A comitiva foi recepcionada pelo coronel aviador Claudio Olany Alencar de Oliveira, vice-diretor do CLA, que fez uma apresentação institucional da unidade da Força Aérea no Maranhão. Na palestra, ele destacou as atividades do CLA no contexto do Programa Espacial Brasileiro. O panorama atual da unidade e as suas necessidades para atuação nos próximos anos foi mostrado pelo tenente-coronel engenheiro Alberto Walter da Silva Mello Júnior, gerente do projeto Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Os visitantes também acompanharam a apresentação do gerente de Infraestrutura da ACS, Carlos Augusto Teixeira de Moura, que mostrou a situação de momento das obras de construção do sítio de lançamento, do qual partirá o foguete ucraniano Cyclone 4 para colocar satélites em órbita do planeta.

 CCS/AEB com Seção de Comunicação/CLA