TIRO EM BANCO DE MOTOR FOGUETE É UM SUCESSO
Publicado em: Brasília, 22 de setembro de 2008

Na manhã do dia 10 de setembro, aconteceu o Ensaio de Queima em Banco de Provas de um motor foguete com as seguintes características: 356 mm de diâmetro, 1800 mm de comprimento, 295 kg de propelente e tempo de queima de 25 segundos.

O objetivo do ensaio foi obter as características propulsivas do motor, como impulso específico e empuxo, dados que compõem os parâmetros utilizados no cálculo da trajetória e do ponto de impacto do veículo.

O evento aconteceu às 11h20min e, atendendo a especificações de segurança, contou com a participação de uma platéia restrita como o comandante do CTA tenente-brigadeiro Rolla, o major-brigadeiro Salamone, o brigadeiro Venâncio, o comandante Zapico da marinha, o coronel Pimentel do Exército e a doutora Renata Furtado da Advocacia-Geral da União (AGU).

Geraldo Cesar Novaes, coordenador técnico do Ensaio, esclareceu que tudo esteve dentro do esperado e que a medição foi realizada com sucesso. “A equipe que trabalhou nesse Ensaio esteve totalmente cooperativa durante todo o trabalho e gostaria de agradecer a todos os envolvidos: pirotecnia, instrumentação, integração e ensaios, propriedades de massa e de registro.” concluiu Geraldo.

Para finalizar esse momento, o diretor do IAE, coronel Pantoja declarou que um evento como este é uma maneira de se ver, na prática, o resultado da nossa missão”. Em cerca de vinte segundos temos concentrado o trabalho de muitos!” concluiu o coronel Pantoja.