SUÉCIA SEDIA SEXTO VÔO BEM SUCEDIDO DO VSB-30
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

O Centro Espacial de Esrange, na Suécia, foi palco do sexto lançamento do VSB-30, transportando uma carga útil da família Texus, da ESA (Agência Espacial Européia), realizado no dia 21 de fevereiro último.

Tanto o vôo, que atingiu o apogeu de 273 km quanto a recuperação da carga útil foram considerados perfeitos. As cargas Texus são dotadas de um sistema de recuperação, utilizando pára-quedas, e são resgatadas por um helicóptero, em um prazo de 20 minutos, para que os cientistas tenham acesso aos experimentos a tempo para análise em laboratório.

Para maio de 2008, há a previsão do sétimo vôo deste veículo, que deverá transportar uma carga útil Maser, também do programa científico europeu.
O VSB-30, desde o seu lançamento inaugural na base de Alcântara (MA), em 2004, soma quatro lançamentos com sucesso na Europa.

O VSB-30 está construindo uma história de sucesso, como veículo adequado ao transporte dos experimentos científicos nas condições exigidas. Nos lançamentos feitos no Brasil, a Agência Espacial Brasileira (AEB) designa os experimentos. Na Europa, a Agência Espacial Européia (ESA) estabelece os experimentos embarcados e é responsável pela carga útil do veículo.