SERVIDOR DA AEB APRESENTA TRABALHO NA IAU
Publicado em: Brasília, 6 de agosto de 2009

Uma das atrações da 27ª Assembléia da União Astronômica Internacional (IAU) que está ocorrendo no Rio de Janeiro tem sido a apresentação de trabalhos acadêmicos na área de Astronomia. Pesquisadores e estudiosos de todo o mundo submeteram seus trabalhos para avaliação em abril deste ano. Os aprovados estão mostrando o resultado no Centro de Convenções Rio Cidade Nova, até o dia 14. Carlos Eduardo Quintanilha, 27 anos, servidor da Agência Espacial Brasileira (AEB) e estudante de mestrado da Universidade de Brasília (UnB) é um dos participantes do evento.
“É importante apresentarmos trabalhos como esses para que o mundo saiba que o Brasil não fica atrás de nenhum país no ensino de Astronomia”, diz Eduardo Quintanilha. Segundo ele, os livros didáticos brasileiros sobre o assunto têm melhorado bastante nos últimos anos, mas ainda existem deficiências a serem sanadas. “O número de pessoas que se dedica ao ensino nessa área no Brasil ainda é pequeno”, lamenta.
Todos os cartazes do mestrando são relacionados com a temática de sua tese de , com foco no ensino de Astronomia no Brasil. O primeiro tem como temática “Astronomia para principiantes” e é produto de um projeto de extensão com o mesmo tema da UnB. O segundo traz uma exposição astronômica no museu virtual de Brasília, e o terceiro
mostra o projeto do planetário inflável que está sendo desenvolvido pela Universidade.