SEMINÁRIO DEBATE PROJETOS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 12 de setembro de 2013

Brasília 12 de Setembro de  2013 – Termina nesta sexta-feira (13) o 7º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas (SePP&D), realizado anualmente pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP).

Em sua sétima edição, o evento mostra os resultados dos projetos de P&D da Ação 6704 da Agência Espacial Brasileira (AEB) e atualmente se consolida como um fórum permanente de disseminação do conhecimento e das tecnologias desenvolvidas pelo IAE, com os objetivos principais de incentivar a produção tecnológica e a inovação voltada ao setor aeroespacial e parcerias com instituições de ensino, pesquisa e indústrias.

Uma das palestras programadas para ontem (11), na abertura do Seminário, foi a do diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel Veras, sobre Uniespaço na Consolidação de Cursos de Engenharia Espacial.

Desde 2005, mais de 70 projetos de pequeno porte foram apoiados pela ação 6704, atendendo a diversas áreas tais como Materiais, Aerodinâmica, Integração e Ensaios, Trajetografia, Química de Propelentes, Pirotécnica, entre outros, e trazendo contribuições ao desenvolvimento da tecnologia aeroespacial.

Hoje, o Seminário é um evento aberto à comunidade científica, abrangendo não só os projetos da Ação 6704, mas também os apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa Uniespaço e apresentações de palestrantes convidados do Brasil e exterior.

Este ano, além das apresentações de projetos, por meio de palestras e pôsteres, estão em discussão, por meio de workshops, os temas Tecnologias Críticas e Spin-offs. O primeiro tem como finalidade reunir especialistas das diversas áreas tecnológicas para debater sobre o tema, determinar as tecnologias críticas que de fato precisam ser priorizadas e levantar possíveis soluções para as mesmas.

O workshop spin-offs de o Programa Espacial Brasileiro objetiva identificar e discutir os mecanismos pelos quais a tecnologia desenvolvida no setor aeroespacial pode ser transferida para o setor produtivo em benefício de outras áreas da economia do país.

Com informações do IAE