SBSR PROMOVE EM CURITIBA CURSO DE TECNOLOGIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO
Publicado em: Brasília, 18 de abril de 2011

Restam poucas vagas no curso para educadores promovido pelo XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). Para fazer das imagens de satélites um novo recurso didático, os interessados devem se inscrever até 20 de abril. O curso “Tecnologia Espacial na Educação” será realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio nas dependências do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.

Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola, e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o curso é dirigido a professores dos ensinos fundamental e médio e alunos de cursos de licenciaturas.

A programação inclui os tipos de sensores e satélites, como se formam as imagens, escala cartográfica e outros fundamentos do sensoriamento remoto. Os educadores terão aulas sobre a finalidade desta tecnologia no estudo de fenômenos atmosféricos e de ambientes terrestres e conhecerão exemplos do uso escolar das imagens de satélites.

Segundo os organizadores, quase todas as 100 vagas do curso já foram preenchidas por professores de Curitiba, de escolas do interior do Paraná e até mesmo de Santa Catarina.

“É uma ótima oportunidade fazer este curso na cidade que recebe o Simpósio de Sensoriamento Remoto. Temos resultados excelentes de edições anteriores realizadas no próprio Inpe e outras cidades. Sabemos de professores premiados pelo MEC e secretarias de Educação pelos projetos que desenvolveram após participar do curso, por incluir novas tecnologias em sala de aula”, diz Elisabete Caria Moras, pesquisadora do Inpe e uma das instrutoras.

Além de estimular o uso da tecnologia espacial como conteúdo e recurso didático, a ideia do curso é contribuir para a inserção no mercado de trabalho de jovens mais capacitados em geotecnologias, hoje fundamentais na melhoria da qualidade ambiental e no desenvolvimento sustentável de cada região.

Mais informações, bem como o formulário de inscrições, estão disponíveis na página
http://http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/educadores.html

SBSR

Maior evento nacional sobre tecnologias relacionadas a satélites e geoprocessamento, o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) desta vez será em Curitiba, de 30 de abril a 5 de maio. Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper), o evento apresentará 1.207 trabalhos científicos, em sessões orais e de pôsteres, 10 cursos de alto nível em várias áreas e uma série de workshops, mesas-redondas e sessões especiais.

Estas atividades acontecem no Estação Convention Center, local onde haverá também uma exposição técnica, aberta ao público em geral, em que novos produtos, serviços e projetos serão apresentados pelas principais empresas e instituições com atuação na área de sensoriamento remoto.

Confira a programação completa no site do evento: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011