SATÉLITE TESTADO NO INPE É LANÇADO NOS EUA
Publicado em: Brasília, 13 de junho de 2011

Para estudar a relação entre os níveis de salinidade dos oceanos, o clima terrestre e as mudanças ambientais, o satélite SAC-D/Aquarius foi lançado por um foguete Delta II nesta sexta-feira (10/6) da base de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos. De junho de 2010 a março de 2011, o satélite passou por ensaios ambientais no Laboratório de Integração de Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

O objetivo da campanha de ensaios foi demonstrar que o satélite estava preparado para resistir ao lançamento e ao ambiente na órbita da Terra.

O SAC-D, Satélite de Aplicações Científicas da Argentina, leva a bordo o Aquarius, equipamento inovador para monitorar a salinidade oceânica desenvolvido pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa. Para a realização dos testes no Brasil, o LIT/Inpe aperfeiçoou procedimentos para adequação aos exigentes protocolos da agência espacial americana.

No decorrer da campanha de medidas físicas e ensaios ambientais, mais de trezentos profissionais estrangeiros trabalharam nas instalações do LIT/Inpe, o único laboratório do gênero no Hemisfério Sul capacitado para a realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas.

Foram realizados testes de interferência e compatibilidade eletromagnéticas, vibração, vibro-acústico, choque de separação, vácuo-térmico, além das medidas de propriedades de massa do satélite. A impossibilidade de reparo em órbita torna imprescindível a simulação em Terra de todas as condições que o satélite irá enfrentar desde o seu lançamento até o final de sua vida útil no espaço.

José Sérgio de Almeida e Andreia Fatima Sorice Genaro, engenheiros do LIT/Inpe, acompanharam as atividades que antecederam o lançamento na base norte-americana, bem como a partida do foguete na manhã desta sexta-feira.

Mais informações sobre a missão espacial do SAC-D/Aquarius na página http://www.nasa.gov/mission_pages/aquarius