SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) SE PREPARA PARA RECEBER 14ª JORNADA ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 2 de dezembro de 2016

A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realiza no período de 4 a 10 de dezembro, em São José dos Campos (SP), a 14ª edição da Jornada Espacial. O evento reúne estudantes e professores de escolas públicas e particulares de 21 estados para uma semana de atividades na área  de ciências espaciais.

A Jornada Espacial, realizada anualmente, destina-se a alunos que conquistaram os melhores resultados nas questões de astronáutica na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2016. Durante a semana, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atividades espaciais do país por meio de palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA e Inpe.

A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica é uma realização conjunta da AEB com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) contando ainda com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, incluindo a Fundação Astronauta Marcos Pontes, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Observatório Nacional, DCTA e o Inpe.

As oficinas promovidas pela Jornada serão executadas por especialistas do Inpe, IAE, ITA, AEB, e também pelo primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes. Nas palestras serão abordados temas referentes à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. As oficinas desenvolverão atividades associadas à astronomia, interpretação de imagens de satélites e construção e lançamento de foguetes produzidos com garrafas pet.

Programação – No domingo, dia 4 de dezembro, os 74 estudantes integrantes da Jornada acompanhados de 48 professores participarão da cerimônia de abertura com a apresentação do Programa Espacial Brasileiro e do Programa AEB Escola. O analista Cristiano Cardoso vai falar da importância dos programas para o desenvolvimento do país.

No segundo dia da Jornada, a segunda-feira (05.12), está programado a primeira visita ao Inpe, quando alunos e professores irão conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Programa de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), além de assistirem palestras sobre Satélites e Plataformas Espaciais.

Na terça-feira (6.12) uma das principais atrações será a oficina Brincando com as Constelações, a qual vai abordar a história da Astronomia, as constelações e movimentos celestes. As atividades desenvolvidas pelos colaboradores do Programa AEB Escola têm como objetivo despertar o aprendizado e interesse do público de forma prática e lúdica, onde são trabalhados conteúdos de história, física, química, sociologia e filosofia, por meio de material didático de astrofotografia. Também serão ministradas palestras que abordam a Introdução ao Direito Espacial, Satélites de Comunicação e Televisão.

O encerramento da Jornada Espacial será marcado por uma visita ao ITA e pela palestra sobre a história do Instituto, local onde foram plantadas as primeiras sementes do Programa Espacial Brasileiro, que permitiu ao Brasil ingressar na Era Espacial no ano de 1961. Durante a visita, os professores vão conhecer as novas tecnologias aplicadas ao ensino da Física. Enquanto os alunos acompanham a palestra ministrada pelo professor do ITA, Anderson Ribeiro Correia. Também estão programadas visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e uma palestra proferida pelo primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes, que falará sobre a Missão Centenária.

Depois de uma semana de intensas atividades o grupo receberá certificados de participação no evento, além de conhecer todo o sistema da área espacial no Brasil, setor que se dedica ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, e promove ações para incentivar as novas gerações a despertarem para a área espacial.

Acesse a programação completa da Jornada no endereço: http://migre.me/vDJVX 

Coordenação de Comunicação Social – CCS