PROVA DA OBA É APLICADA HOJE NAS ESCOLAS DO PAÍS
Publicado em: Brasília, 8 de junho de 2009

Hoje, 15 de maio, está sendo realizada em todo o Brasil a XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). São 26.352 escolas inscritas no evento.
Este é o Ano Internacional de Astronomia e a OBA deu destaque a este fato.
As escolas e os alunos se mostraram mais interessados em participar do evento, já que os resultados obtidos aumentam as chances de participação em olimpíadas internacionais, como a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (OIAA).
Organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a OBA tem como objetivo popularizar o ensino de Astronomia e de Astronáutica junto a professores e estudantes de todo o País, além de promover a integração entre a comunidade científica e estudantil.
Os 50 melhores estudantes selecionados e os respectivos professores participarão da Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP), no período de 27 de setembro a 3 de outubro. Os participantes vão conhecer de perto um importante pólo do desenvolvimento da tecnologia espacial do País. Eles visitam os órgãos executores como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Laboratório de Integração e Testes (Lit) e o Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Este prêmio pretende oferecer aos alunos das escolas do ensino médio e fundamental uma experiência única e estimulante.
A realização OBA oferece uma oportunidade de levar às escolas de todo o Brasil conteúdos como Astronomia e Astronáutica.
Todos os anos, a comissão organizadora da OBA envia às escolas cadastradas, materiais didáticos sobre temas que serão abordados nas provas. Esse material é composto por um CD de apresentação, além de revistas sobre o tema, como a Espaço Brasileiro, produzida pela AEB, Ciência Hoje, cartazes, dobraduras e livros.
Apesar de ser uma olimpíada, a OBA não tem o objetivo de estimular a competição e, sim, o aprendizado. Por isso, os enunciados das questões são elaborados de modo a levar informações sobre os temas propostos, o que permite reflexões e contribui para a formação dos alunos e professores.
Além de aplicar as provas, a organização da OBA propõe todos os anos uma atividade prática para ser desenvolvida em sala de aula. Os participantes podem optar por responder a uma questão da prova relacionada com as observações feitas. Outra atividade experimental promovida pela OBA é a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG), que desafia os participantes a construírem e lançarem um foguete.