O VS-40 é um veículo suborbital de dois estágios a propulsão sólida com capacidade de efetuar missões com cargas úteis de até 500kg em trajetórias de 650km de apogeu. O primeiro estágio é constituído pelo propulsor S40 do Sonda IV e o segundo estágio, pelo propulsor S44, quarto estágio do VLS-1.

O projeto teve início da década de 90, como uma fase intermediária do projeto VLS-1. Na verdade, objetivava-se realizar um único lançamento experimental para qualificar o quarto estágio do VLS-1 em condições de voo (vácuo), mas o estudo do veículo mostrou ser este altamente promissor como foguete de sondagem, tanto do ponto de vista de performance (tempo de voo no vácuo) como de volume disponível de carga útil.

Em 2 de abril de 1993, foi lançado, com sucesso, o foguete VS-40, com o objetivo de realizar teste do quarto estágio do Veículo Lançador de Satélites (VLS), em ambiente de vácuo. O veículo atingiu o apogeu com 950 km altitude, e alcançou 2.680 km. Este foguete pode efetuar missões com cargas úteis científicas e tecnológicas de até 500 kg em trajetórias de 650 km de apogeu.

Ficha Técnica:

TABELA VS 40

LANÇAMENTO DO VS 40Figura 1 – Lançamento do VS-40 com a Carga Útil Shefex II

TABELA VS 40 1