União Internacional de Telecomunicações – UIT

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) é a agência das Nações Unidas voltada ao setor de telecomunicações. Uma das funções técnicas de maior relevo desempenhadas pela organização é a alocação de faixas do espectro de radiofrequências e o registro de posições orbitais para satélites geoestacionários, largamente utilizados para telecomunicações e meteorologia.

Comitê das Nações Unidas para Usos Pacíficos do Espaço Exterior – COPUOS

Criado em 1969, o Comitê das Nações Unidas para Usos Pacíficos do Espaço Exterior (COPUOS) é um dos principais fóruns internacionais de discussão da área espacial. Suas atividades compreendem, entre outras, o debate e a elaboração de projetos de acordos e declarações sobre problemas de regulamentação espacial. Os cinco tratados e as cinco declarações que hoje constituem o Corpus Iuris Spatialis (Corpo do Direito Espacial) foram originados no COPUOS.

Federação Internacional de Astronáutica – IAF

A Federação Internacional de Astronáutica (IAF) é uma organização internacional não governamental cujo objetivo é promover o avanço da área espacial e estimular o desenvolvimento e a aplicação de recursos espaciais para o benefício da humanidade. Em conjunto com outros órgãos, a IAF promove um dos mais importantes eventos anuais na área espacial, o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC).