Os projetos de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos são, atualmente, voltados para o desenvolvimento de pesquisas científicas conjuntas. Desde a criação da AEB, foram firmados mais de 15 instrumentos de cooperação com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA). Entre os programas em andamento, ressalte-se o NASA-I2, que apoia a participação de estudantes brasileiros em programas de treinamento e especialização em centros de pesquisas daquela agência.

Em 2016, foram iniciadas as atividades do Programa Globe no Brasil. Trata-se de programa internacional de ciência e educação ambiental, que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos de todo o mundo nas coletas de dados ambientais e nos estudos científicos sobre o meio ambiente, em escalas local, regional e global. No primeiro ano do programa, foram realizados workshops em Brasília para a capacitação de 67 professores das redes pública e particular de ensino do Distrito Federal e de Goiás, além de servidores da própria AEB. Em maio e junho de 2017, foram realizados outros três workshops, com o objetivo de levar o Programa Globe a outros estados da federação. Tais workshops também marcaram o início da campanha internacional, promovida pelo Globe e pela NASA, de coleta de dados para estudos científicos da larva do mosquito Aedes Aegypti, além do lançamento do aplicativo para dispositivos móveis Mosquito Habitat Mapper. O Globe está em andamento nas cidades de Brasília, São José dos Campos, Rio de Janeiro e na região litorânea do Paraná (Matinhos, Paranaguá e outras). O Programa conta, atualmente, com a participação de 117 escolas no Brasil.

Em 19 de março de 2011, foi assinado Acordo-Quadro entre o Brasil e os Estados Unidos sobre Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior. O Acordo encontra-se em tramitação no Congresso Nacional e, somente após sua aprovação e posterior publicação, terá vigência em todo o território brasileiro.

2015

Acordo de Reembolso entre a AEB e a NASA pela participação no Programa Internacional de Estágio da NASA. Disponibiliza vagas de estágio para estudantes brasileiros em nível de graduação e pós-graduação no Programa NASA-I2. Assinado em 18 de junho de 2015.

Acordo entre a AEB e NASA para a Cooperação no Programa de Aprendizagem e Observações Globais em Benefício do Meio Ambiente (GLOBE). Criar uma rede internacional de pesquisadores de ensino primário e secundário para estudar questões do meio ambiente. Assinado em 30 de junho de 2015.

Ajuste Complementar de Cooperação entre a AEB e NASA sobre Heliofísica e Pesquisa sobre Clima Espacial. Compartilhamento de dados que envolvam heliofísica e pesquisa de clima e espacial. Assinado em 30 de junho de 2015.

2011

Acordo Quadro entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior. Brasília, 19 de março de 2011.

Status: Em tramitação no Congresso Nacional.

Ajuste Complementar de Cooperação entre a Agência Espacial Brasileira da República Federativa do Brasil e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América para participação na Missão de Medição de Precipitação Global. São José dos Campos, 27 de outubro de 2011.

Ajuste Complementar de Cooperação entre a Agência Espacial Brasileira da República Federativa do Brasil e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América para participação na Missão de Cooperação de Ozônio. São José dos Campos, 27 de outubro de 2011.

2010

Prorrogação do Ajuste para um Programa de Cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (NASA) em Pesquisa Espacial Geodésica com ênfase em Sistemas de Posicionamento Global (GPS). Brasília, 08 de abril.

2006

Renovação do Acordo-Quadro entre a República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação nos Usos do Espaço Exterior, firmado em 31 de julho.

2001

Ajuste para um programa de cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) do Governo da República Federativa do Brasil e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos da América em pesquisa sobre geodésia espacial com ênfase em interferometria de muito longa linha de base (VLBI). Washington, 16 de agosto.

2000

Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Salvaguardas Tecnológicas relacionadas à participação dos Estados Unidos da América nos lançamentos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara. Assinado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia brasileiro, Ronaldo Sardenberg, e pelo Embaixador dos Estados Unidos, Anthony S. Harrington, no dia 18 de abril, em Brasília.

Ajuste para um Programa de Cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (NASA) em Pesquisa Espacial Geodésica com ênfase em Sistemas de Posicionamento Global (GPS). Assinado por Al Condes e Luiz Gylvan Meira Filho, presidente da AEB, no dia 11 de abril de 2000, em Brasília.

1999

Ajuste para um Programa de Cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (NASA) para o monitoramento da colocação em órbita do Equipamento para Astrofísica Avançada de Raio-X. Assinado por James Higgins e Luiz Gylvan Meira Filho, Presidente da AEB, no dia 3 de maio de 1999, em Washington.

1998

Agreement between the National Aeronautics and Space Administration (NASA) and the Brazilian Space Agency (AEB) on training of an AEB Mission Specialist. Assinado por Angela Phillipis Diaz, da Nasa, e Luiz Gylvan Meira Filho, Presidente da AEB, no dia 19 de novembro de 1998, em Brasília.

1997

Ajuste Complementar entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América para o Projeto de Desenvolvimento, Operação e Uso de Equipamento de Voo e Cargas Úteis para o Programa da Estação Espacial Internacional. Assinado por Daniel S. Goldin, Administrador da Nasa, e Luiz Gylvan Meira Filho, presidente da AEB, no dia 14 de outubro de 1997, em Brasília, quando da visita do Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, ao Brasil.

Status: Suspenso

1996

Memorando de Entendimento entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Nacional para Aeronáutica e o Espaço (NASA) sobre Experimento com o Instrumento Imageador CCD (CIMEX). Assinado por Daniel S. Goldin, Administrador da NASA, e Luiz Gylvan Meira Filho, Presidente da AEB, em 5 de dezembro de 1996, em Washington.

Memorando de Entendimento entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (NASA) sobre o Voo do Equipamento Sensor de Umidade-Brasil (HSB) na espaçonave PM-1, do Sistema de Observação da Terra (EOS) da NASA. Assinado por Daniel S. Goldin, Administrador da Nasa, e Luiz Gylvan Meira Filho, Presidente da AEB, no dia 5 de dezembro de 1996, em Washington.

Acordo-Quadro entre a República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre a Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior. Assinado por Luiz Felipe Lampreia, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, e por Warren Christopher, Secretário de Estado dos EUA, no dia 1º de março de 1996, em Brasília.

Status: Expirado

1995

Memorando de Entendimento entre a Agência Espacial Brasileira da República Federativa do Brasil e a Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço dos Estados Unidos da América para o experimento relativo a Fumaça/Sulfato, Nuvens e Radiação (SCAR-B). Assinado por Daniel S. Goldin, Administrador da Nasa, e por Luiz Gylvan Meira Filho, Presidente da AEB, no dia 19 de maio de 1995, em Washington.

1994

Memorando de Entendimento entre a Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço dos Estados Unidos (NASA) e a Comissão Brasileira de Atividades Espaciais da República Federativa do Brasil (COBAE) para Campanha de Lançamentos de Foguetes Sonda Dip Equator ou Guará. Assinado por Daniel Goldin, Administrador da Nasa, e o Almirante de Esquadra Arnaldo Leite Ferreira, Ministro da Defesa (COBAE), no dia 28 de março de 1994, em Brasília.