Por que investir no Espaço é importante?

Com a sociedade mergulhada em tantos problemas, divisão desigual de recursos e economias entre os diferentes grupos sociais, como se justifica que recursos devam ser destinados a explorar o espaço?

Não seria o espaço um lugar tão distante da nossa realidade, quase que inacessível?

Por que investir no espaço é importante?

Essas são perguntas justas que sempre surgem quando se trata de apreciar e julgar as consequências da exploração espacial. Foram feitas por gerações anteriores, em muitos contextos onde a exploração espacial se tornou necessária. Respostas convenientes a tais perguntas podem ser dadas por meio de três grandes benefícios que requerem, obviamente, um mergulho no passado recente da exploração espacial:

  1. Benefícios de inovação oriundos de desenvolvimento de tecnologia espacial;
  2. Benefícios ambientais diretos oriundos de aplicações espaciais;
  3. Benefícios econômicos oriundos da exploração de serviços e prevenção de perdas a partir de aplicações espaciais.

Por “benefícios de inovação” entende-se a geração de inventos que têm impacto direto para o cidadão, facilitando sua vida ou reduzindo o tempo gasto com tarefas desnecessárias.Por “benefícios ambientais diretos” compreende-se a geração de informação atualizada e precisa sobre o ambiente, o que inclui a previsão de estados futuros de tempo e clima. Por “benefícios econômicos” entende-se a geração de empregos e riqueza pela criação de novos processos de produção.

Benefícios de inovação da exploração espacial

Quase sempre a história das invenções está cercada de erros e acertos, contando com a colaboração de inúmeras pessoas e não apenas de um indivíduo. Quando, finalmente, a inovação quase que definitiva matura-se, seu responsável algumas vezes recebe conhecimento. A exploração espacial é, entretanto, resultado de um esforço de inúmeras pessoas, nunca um empreendimento individual. Exceto por casos excepcionais, raramente seus inventores tornam-se conhecidos publicamente: a sociedade tem dificuldades em reconhecer a origem da invenção.

Para tornar mais claros os benefícios obtidos no passado com a exploração espacial, apresentamos abaixo uma lista de inovações oriundas de desenvolvimento de tecnologia espacial. Tal lista não está completa. Outros desenvolvimentos que advieram da busca por soluções inovadoras de manutenção de vida no espaço podem ser apreciados na referência fornecida abaixo, de onde podemos apreciar algumas aplicações:

  • Protetores almofadados para calçados de corrida. A partir de um processo de montagem de capacetes espaciais, o engenheiro da NASA Frank Rudy procurou uma grande empresa de calçados e ofereceu a tecnologia na produção de tênis esportivos. Hoje em dia, quase todos os calçados usados em corridas de longa distância requerem o uso de absorvedores de impacto.
  • Equipamentos de segurança para bombeiros. Dispositivos espaciais deram origem a novos e leves recursos de respiração em uso por equipes de salvamento em incêndios. Antes de 1971, esses equipamentos chegavam a pesar mais de 13 quilos.
  • Ranhuras no asfalto. Foram engenheiros espaciais que descobriram o efeito de redução de escorregamento pela criação de ranhuras no asfalto. Esse arranjo foi, então, aplicado com sucesso para evitar acidentes na decolagem e aterrissagem de aviões, e são usados em larga escala em estradas e rodovias.
  • Fontes limpas de energia. O desenvolvimento de painéis solares eficientes (dispositivos que convertem luz do sol em eletricidade) foram desenvolvidos a partir da busca por fontes de energia para satélites e outros engenhos espaciais, o que ocorreu na década de 80.
  • Óculos de sol. Protetores oculares mais eficientes de radiação ultravioleta foram desenvolvidos a partir de coberturas protetoras de capacetes de astronautas.
  • Comida para bebês. Inúmeros países passaram a adicionar componentes sintéticos presentes no leite materno à alimentação disponível para bebês. Tais componentes foram desenvolvidos com base em pesquisa feita com certas algas na exploração do espaço.
  • Asa Delta. A partir da busca por sistemas de reentrada usadas no programa Gemini da NASA, um tipo leve e simples de desenho de asas atraiu o interesse de entusiastas de voo planar em todo o mundo. Esses desenhos deram origem às famosas “asas-delta”.
  • Nitinol. O Nitinol é uma liga metálica usada em aparelhos dentários. Seu desenvolvimento se deu a partir de pesquisa por dispositivos durante o lançamento de satélites depois do último estágio de foguetes.
  • Unidades de terapia intensiva. Equipamentos de manutenção da vida foram desenvolvidos a partir de programas espaciais tripulados para o registro e monitoramento do estado fisiológico de astronautas. Essa tecnologia é hoje amplamente usada em unidades de terapia intensiva (UTI).
  • Roupas esportivas que absorvem calor. Muitas roupas esportivas têm materiais oriundos de vestimentas isolantes de astronautas. Pacotes de gel que absorvem calor são usados próximo ao corpo na vestimenta, de forma a reduzir o efeito de desconforto térmico.
  • Hidroponia avançada. A busca por meios de sobrevivência em missões espaciais de longa duração requer o desenvolvimento de plantas que fornecem alimento, oxigênio e água, o que reduz a necessidade de fornecedores externos. É provável que tais pesquisas beneficiem ainda mais a produção agrícola e a alimentação humana por desenvolverem métodos de crescimento em ambientes com recursos reduzidos. Disso surgirão aplicações para regiões áridas e desertos.
  • Soluções para fornecimento de água. Ainda sob influência de pesquisas espaciais no aproveitamento de rejeitos, a remoção de impurezas e purificação da água abre espaço para o seu tratamento avançado, com importantes aplicações para o problema de abastecimento humano desse precioso líquido.
  • Kits de medidores de pressão. Um meio portátil de monitorar a pressão sanguínea de astronautas foi desenvolvido já nos primeiros voos tripulados. O desenvolvimento tornou-se a tecnologia chave existente nos modernos kits de medidores de pressão.
  • Alicate hidráulico de salvamento. Versões mais leves e eficientes desses alicates são usadas por equipes de bombeiros para eliminar obstáculos durante salvamentos. Essa tecnologia foi usada pela primeira vez em missões espaciais.
  • Joystick. O sistema manual de controle, conhecido como “joystick” foi usado pela primeira vez nas missões Apollo. Além de videogames,  essa inovação é aplicada a outros dispositivos, como equipamentos cirúrgicos,  controles de aeronaves militares, helicópteros, drones e outros.
  • Tomografia computadorizada. Tomógrafos computadorizados, inicialmente usados na detecção de defeitos em componentes de dispositivos espaciais, são presentemente importantes ferramentas de diagnóstico médico.
  • Equipamentos de musculação e condicionamento físico. A pesquisa espacial buscou meios manter o condicionamento físico de astronautas em ambientes espaciais (baixa gravidade). Esta é a origem de muitos dos modernos equipamentos de musculação.

 

Referências

NASA Technologies Benefit Our Lives (acesso em abril de 2018)