PROFISSIONAIS DO SETOR AÉREO TERÃO CURSO SOBRE METEOROLOGIA POR SATÉLITE
Publicado em: Brasília, 21 de junho de 2011

De 4 a 6 de julho, será realizado o curso “Meteorologia por Satélite aplicada à Aviação” pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.

O objetivo do curso é auxiliar os profissionais envolvidos no setor aéreo a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos nas atividades ligadas ao voo e à gestão do tráfego aéreo. O curso foi especialmente planejado para prover aos alunos embasamento teórico e prático na compreensão dos produtos de satélite e radar relacionados com a aviação.

Serão abordados diferentes temas, como Introdução ao Sensoriamento Remoto, Estimativa de Precipitação e Nowcasting, Produtos de Radar Meteorológico, dentre outros, que serão ministrados pelos pesquisadores Carlos Frederico de Angelis, César Mello, Daniel Alejandro Vila, Fabiano Morelli, Jojhy Sakuragi e Juan Carlos Ceballos, da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA) do Cptec/Inpe.

O curso conta com o apoio da Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (APLBA).

A programação completa e os procedimentos de inscrição estão disponíveis na página: http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-aviacao/index.html