PROFESSORES DO RN PARTICIPAM DE CURSO DA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA
Publicado em: Brasília, 14 de março de 2013

Brasília, 14 de março de 2013 – Cerca de 70 professores do Rio Grande do Norte participam durante toda esta semana do curso de capacitação ‘Astronomia e astronáutica’, promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de mostrar como o profissional da educação pode inserir a temática espacial em sala e aula.  O curso acontece de 11 a 15 de março nas instalações do Centro de Lançamento Barreira do Inferno, em Parnamirim.

O gerente do programa AEB Escola, Carlos Eduardo Quintanilha, explica que o curso trabalha aspectos teóricos e práticos, com atividades sobre astronomia, foguetes e satélites, ministradas por especialistas de cada área. “O nosso objetivo é formar professores para levar essa temática espacial para dentro da sala de aula e, com isso, incentivar o aluno a entrar nessa área de Ciência e Tecnologia, principalmente nas áreas espaciais. A AEB tem o objetivo final de identificar jovens talentos promissores e incentivar que eles entrem na área espacial. A gente vai formar uma massa de professores que pensa espaço, que leva espaço para a sala de aula, para que aí sim o nosso aluno desperte em si a vontade de ser um futuro técnico, pesquisador ou empreendedor da área”, disse.

O professor Jorge Raminelli aprovou a iniciativa da AEB e afirmou que o conhecimento adquirido no curso certamente será colocado em prática com os alunos do Instituto Educacional Casa Escola, onde leciona. “O curso é extremamente interessante. Em uma das atividades nós fizemos um foguete com garrafa Pet e trabalhamos no lançamento dele. Eu vou levar essa atividade para os alunos e com essa experiência eles poderão aprender  noções de espaço, velocidade, pressão, leis de Newton. Tudo o que nós estamos vendo aqui é possível levar para a sala de aula amanhã, é uma experiência excelente”, disse.

“Quando se fala em tecnologia espacial parece algo muito distante de nós e com esse curso a gente percebe que é possível instigar os alunos a desenvolver essas habilidades e fazer com que eles tenham a ambição de chegar lá”, complementou o professor.

O curso é gratuito e aberto a professores da rede pública e privada. “Para participar o professor precisa apenas ser liberado das atividades em sala de aula durante a semana do curso”, disse Carlos Eduardo Quintanilha. Esta é a terceira edição realizada no Centro de Lançamento Barreira do Inferno. Para este ano, segundo Carlos Eduardo Quintanilha, estão previstas edições em Alcântara, Brasília, Cuiabá, São José dos Campos e Santa Maria.

FONTE: G1