Notícias

Presidente da Agência Espacial prestigia posse do novo dirigente do CNPq

Publicado em: 25/02/2019 14h50 Última modificação: 25/03/2019 10h35
Foto: CNPq

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, participou na manhã desta sexta-feira (22.02), da cerimônia de posse do novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o engenheiro João Luiz Filgueiras de Azevedo.

“Contar com um pesquisador de renome como o Dr. João Azevedo na liderança do CNPq, combinando toda sua bagagem científico-tecnológica com sua experiência de gestão de programas e projetos espaciais, sem dúvida será um fator de alta sinergia para os novos tempos do Programa Espacial Brasileiro”, afirmou Carlos Moura.

Em seu discurso, João Luiz destacou a necessidade de o Brasil investir em pesquisa para atender à crescente demanda por inovação. “A pesquisa de base é fundamental. Não há inovação sem pesquisa prévia que gere o conhecimento necessário”, alertou.

A cerimônia de posse também contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, que reiterou a importância das pesquisas e pediu esforço dos presentes para que a motivação pela ciência tenha início nas escolas no ensino fundamental.

Para o ministro Marcos Pontes, se o CNPq conseguir fazer o dever de casa, apresentando resultados em prol do desenvolvimento do País e da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, será possível ampliar o debate com parlamentares, que definirão, no final do ano, o orçamente de 2020. “Essa situação precisa ser revertida. Acredito que no ano que vem isso pode ser diferente, pois temos capacidade intelectual de sobra para alcançar esse objetivo”, disse o ministro.

Experiência

João Luiz Filgueiras é pesquisador em Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, o mais alto nível da instituição. Além disso, atuou, por três vezes, como membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica Naval e Oceânica e Aeroespacial do CNPq. Também é pesquisador titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do DCTA e professor colaborador do instituto de Aeronáutica e Espaço (ITA).

Graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA, em 1981, concluiu mestrado em 1983 e doutorado em 1988, ambos em Engenharia Aeronáutica, na Stanford University, nos Estados Unidos.

CNpq

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo