PRESIDENTE DA AEB PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO CGEE
Publicado em: Brasília, 21 de julho de 2011

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) e membro do conselho administrativo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), Marco Antonio Raupp, participou, ontem (20), da cerimônia de posse do novo presidente da CGEE, Mariano Laplane. O cientista social e econômico substitui a engenheira química Lúcia Melo. O evento ocorreu no auditório Renato Archer no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em Brasília.

O presidente da AEB foi o primeiro a discursar. Raupp enfatizou o trabalho realizado ao longo dos últimos seis anos pela ex-presidente do CGEE, ratificou o apoio da comunidade científica ao novo dirigente e disse, ainda, que os esforços devem continuar em prol do desenvolvimento da ciência e tecnologia no País. “Nós da classe científica defendemos sempre a política de C&T como política de Estado. Os grandes testes destas políticas, entre as instituições de C&T, estão nas trocas dos comandantes das organizações. Nós acabamos de dar exemplo de uma sucessão tranquila, que preserva os princípios da qualidade e os objetivos permanentes”, disse Raupp.

Em seguida ao discurso de Raupp, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, tomou a palavra e também valorizou o trabalho do CGEE nestes últimos anos. Segundo ele, a instituição conseguiu superar as limitações no orçamento e produzir análises fundamentais ao desenvolvimento de C&T no País. “O Brasil se tornará em breve um grande exportador de petróleo. Hoje, já é um grande exportador de commodities. Nosso desafio é produzir conhecimento. Isso tudo é estratégico”, citou o ministro, se referindo à importância do CGEE no planejamento das políticas do MCT.

Na sua primeira fala como presidente do CGEE, Mariano Laplane, reconheceu a importância do Centro no planejamento das políticas públicas. Ele lembrou que apesar do cenário positivo da área de C&T no Brasil, o setor ainda carece de mais investimentos. “Precisamos promover a ciência com a inclusão social e do conhecimento. Nossa maior missão nos próximos anos é articular a ciência com a melhoria das condições de vida da população”, disse.

Além de autoridades como o ministro Mercadante, Raupp e da ex-presidente do CGE Lúcia Carvalho, estiveram no evento, o secretário executivo do MCT, Luiz Elias e o reitor da universidade de Campinas, Fernando Ferreira Costa.