PRESIDENTE DA AEB DISCUTE CONSTRUÇÃO DE SATÉLITE EM COOPERAÇÃO COM A ARGENTINA
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Miguel Henze, participa nessa terça-feira (12/02) da reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Argentina sobre Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior, em Buenos Aires. Representantes dos dois países irão avaliar o projeto de construção de um satélite conjunto, batizado de SABIA e elaborar uma declaração conjunta de cooperação na área espacial que deverá ser assinada pelo presidente dos dois países.

No último encontro, realizado em novembro do ano passado, os representantes brasileiros e argentinos concordaram em propor uma missão espacial conjunta, que inclui projetar, produzir e lançar um satélite de observação da Terra com tecnologias avançadas.

Os principais objetivos da missão serão fornecer informações globais das propriedades ópticas dos oceanos, com aplicações nas áreas de oceanografia e climatologia, e monitorar recursos naturais, com ênfase em prospecção mineral e proteção ao meio-ambiente.

O satélite deverá ser baseado numa plataforma de alto desempenho, estabilizada em três eixos, com capacidade de carga útil de até 800 kg com 700 W de potência média. O sensor óptico terá características tecnológicas inovadoras, cuja especificação preliminar prevê entre 15 e 25 bandas selecionáveis dentro do espectro visível e infravermelho. O projeto contribuirá para a independência tecnológica da Argentina e do Brasil na área de sensores de qualidade espacial, cuja obtenção no mercado internacional está sujeita a restrições.

O novo satélite será o primeiro desenvolvido em conjunto.