PRESIDENTE DA AEB DEBATE A POLÍTICA AEROESPACIAL
Publicado em: Brasília, 23 de setembro de 2009

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, presidirá, nesta quinta-feira (24), o painel “O papel da política aeroespacial para o desenvolvimento através da Ciência e Tecnologia”. O evento faz parte da programação do III Seminário Tecnologias Estratégias Brasil e Itália, que é realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Ganem, um dos debatedores no painel, também representa o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, na atividade.

Segundo o presidente da AEB, é muito importante que um debate que envolve a área espacial ocorra no Sul. “O Brasil é muito grande para que o Programa Espacial fique situado apenas no Norte, com suas bases de lançamento, e no Sudeste, com a confecção de peças e tecnologia”, observa.

O Seminário, que prossegue até esta quinta-feira, é uma promoção da Embaixada da Itália no Brasil, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&T, governo do Estado do Rio Grande do Sul e Fiergs.

Inpe – Ainda no estado, Carlos Ganem visitou, na terça-feira (22) a sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Santa Maria, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na ocasião, ele se reuniu com o reitor, Clóvis Silva Lima, e foi agraciado com a Medalha Comemorativa aos 50 anos da instituição.