PESQUISADORES BRASILEIROS REPRESENTAM ÁREA ESPACIAL EM SIMPÓSIO CIENTÍFICO NA ALEMANHA
Publicado em: Brasília, 2 de julho de 2009

No período de 7 a 11 de junho de 2009, representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Campo de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) participaram do 19th ESA Symposium on European Rocket and Balloon Programmes and Related Research, na cidade de Bad Reichenhall (Alemanha).

Apresentações técnicas na área espacial foram realizadas pelo representante da diretoria da AEB, por seis pesquisadores/tecnologistas da área de espaço do IAE e por dois bolsistas do curso de Engenharia Aeronáutica e Espacial da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). O grupo participou do evento tratando de temas relacionados ao Programa Espacial Brasileiro.

A abrangência e as atividades do Programa Espacial Brasileiro foram tratadas pelo diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Thyrso Vilella, enquanto as atividades do programa de foguetes de sondagem do IAE foram demonstradas pelo coordenador de Projetos Espaciais Ariovaldo F. Palmerio, da (AVE-P/IAE).

Palmerio falou sobre as quatro décadas de cooperação entre o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e a Agência Espacial Alemã (DLR), por meio da parceria entre o IAE e o Moraba (DLR), na realização de operações de lançamento de diversos tipos de foguetes de sondagem, tratando de temas como a integração e o lançamento dos foguetes Sondas II e III, VS30, VS40 e VSB-30, bem como a construção e a preparação de suas cargas úteis para os lançamentos nos Centros de Lançamento de Alcântara (CLA) e da Barreira do Inferno (CLBI).

Adilson de Jesus Teixeira, da divisão de eletrônica do IAE, apresentou projeto de um sistema de controle de rolamento para carga-útil de um foguete de sondagem para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. Heuller Aloys Carneiro Procópio, da divisão de eletrônica do IAE (AEL/IAE) apresentou ao público pesquisas realizadas sobre a viabilidade de reutilização dos circuitos eletrônicos neste segmento do veículo.

Estudos sobre o Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara), que será utilizadoem experimentos futuros, em ambiente de microgravidade, foram apresentados por Tiago Gonçalves Faria e Artur Cristiano Arantes Filho, bolsistas da divisão de sistemas espaciais do IAE (ASE/IAE). As análises numéricas da aerodinâmica e dinâmica estrutural da plataforma foram os temas abordados pelos estudantes.

Representando a área de Ciências Atmosféricas do IAE (ACA/IAE), Gilberto Fisch falou sobre os estudos da geração de turbulência atmosférica no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que é realizado juntamente com pesquisadores da divisão de aerodinâmica do IAE (ALA/IAE) e do ITA. Fisch mostrou as análises realizadas no centro e, também, os ensaios realizados em túnel de vento, além da simulação numérica utilizada para análise das turbulências.

Pesquisas sobre o desenvolvimento de um barramento para comunicação de dados de telemetria, telecomando e controle para instrumentação de foguetes e cargas úteis foram apresentadas pelos servidores da divisão de eletrônica do IAE, Anderson Cattelan Zigiotto e Alison Oliveira Moraes.

A participação do grupo no 19th ESA Symposium on European Rocket and Balloon Programmes and Related Research foi significativa para a representação das pesquisas realizadas no setor espacial brasileiro no exterior e para interação com pesquisadores e engenheiros presentes no Simpósio. O próximo evento da ESA/PAC será realizado em 2011 na França.