PESQUISADOR DO INPE FAZ PALESTRA SOBRE CLIMA ESPACIAL NA 63ª SBPC
Publicado em: Brasília, 15 de julho de 2011

“Clima espacial – Qual a interferência no ambiente terrestre?” foi o tema da última palestra oferecida pelo Programa Espacial Brasileiro durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A palestra, realizada nesta sexta-feira (15), foi ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clezio Marcos De Nardin (Inpe).

Clima espacial diz respeito ao conhecimento e à predição da resposta do ambiente espacial às contínuas mudanças dos fenômenos solares. Segundo Clezio, a atividade afeta desde o funcionamento de satélites em órbita da Terra, até o uso de receptores GPS na superfície. “É importante estudarmos o clima espacial porque a vida moderna é baseada na tecnologia”, disse Clezio. O pesquisador explicou que agricultura e a atividade petrolífera são exemplos de áreas que podem ser afetadas pela atividade do Sol.

Clezio acredita que ao viajar pelo país ministrando palestras sobre o tema, incentiva as pessoas a quererem aprender mais sobre o assunto e a trabalhar no Programa Espacial Brasileiro. “Precisamos de mão de obra qualificada para que o programa cresça e seja ainda mais eficiente”, concluiu o pesquisador.

O Inpe oferece um programa de mestrado e doutorado na área espacial para quem é formado em Ciências Exatas. Informações sobre os cursos, sobre o programa e sobre as condições de clima espacial e as condições do clima espacial podem ser encontradas nos sites http://www.inpe.br/climaespacial e http://http://www.inpe.br/pos_graduacao/ e no twitter http://www.twitter.com/climaespacial.