Notícias

Pesquisador brasileiro recebe prêmio da Nasa por melhoria em modelo climático

Publicado em: 07/02/2020 13h21 Última modificação: 07/02/2020 13h22
Foto: Arquivo Pessoal

A Agência Espacial Brasileira (AEB) parabeniza o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Saulo Ribeiro de Freitas, pelo relevante trabalho realizado no grupo de modelagem e assimilação de dados climáticos (GMAO) da Agência Espacial Norte-americana NASA, o qual lhe rendeu o “Award for Scientific Achievement” .

“Saulo, receba nosso reconhecimento a quem, com espírito científico e determinação, contribui para a melhor compreensão dos fenômenos climáticos globais. Ganha o Brasil; ganha a humanidade “, disse o presidente da AEB Carlos Moura, ao receber a notícia.

O pesquisador brasileiro contribuiu para a mais significativa melhoria de desempenho na história dos sistemas GEOS. Saulo trabalha no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE e, desde 2000, atua em estreita colaboração com o Centro de Pesquisas da Nasa.
Seus estudos abrangem temas como: poluição do ar e química atmosférica, parametrização de convecção e de superfície, dinâmica, queimadas e seus impactos em mudanças do tempo, clima e saúde pública, previsão numérica de tempo integrada com química e aerossóis atmosféricos.

No GMAO, foi reconhecido por aperfeiçoar esquemas de convecção rasa e profunda e pela recalibração da camada limite e da microfísica da nova versão do GEOS, o modelo climático global da NASA.

Sobre a AEB

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência empreende os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial e no atendimento de demandas do cidadão brasileiro.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo