Brasil

Operação Falcão III lança Foguete de Treinamento no Centro de Alcântara

Publicado em: 08/11/2018 18h16 Última modificação: 08/11/2018 18h16

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na quarta-feira (07.11), o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) durante a Operação Falcão III/ 2018. A atividade envolveu toda equipe operacional do Centro e teve por objetivo a preparação, lançamento e rastreio do foguete, visando o treinamento operacional do CLA e ainda, a obtenção de dados de seus instrumentos para a verificação de desempenho do veículo.

A operação, iniciada no dia 5 de novembro contou com a aferição prévia dos meios de localização e rastreio do CLA, por meio do Exercício Ícaro III, onde foi realizado o rastreio da aeronave C-98 Caravan em apronto à operação de lançamento. O lançamento do FTB ocorreu às 13h30 pelo horário local (14h30 HBV) e o veículo atingiu 31 quilômetros de altitude máxima em um minuto e 17 segundos.

Da plataforma de lançamento no CLA até o impacto com o mar, o FTB percorreu 11 quilômetros em linha reta. O tempo total de voo do foguete foi de 2 minutos e 44 segundos, sendo rastreado pelos radares Adour e Atlas do Centro, que realizam o acompanhamento de trajetória dos foguetes lançados. Foram coletados dados pelas três antenas de telemedidas do Centro (Stella 43, Stella Secundária e Zodiac), que fornecem informações em voo das condições dos foguetes lançados. Durante a atividade foi realizada a operação assistida com os técnicos responsáveis pela recente revitalização da Antena Stella 43, principal meio de coleta de dados via telemetria do Centro.

“A equipe trabalhou intensamente para manter a alta disponibilidade de todos os sistemas e equipamentos, visando operações maiores e mais complexas. Com os resultados da operação, nossa expectativa é que possamos seguir rumo à realização da Operação Mutiti em atendimento ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e à comunidade científica nacional, com o lançamento do foguete VS-30 portando experimentos científicos e tecnológicos”, explicou o diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti.

O FTB foi o 492º veículo lançado do CLA, em um total de 103 operações realizadas. O lançamento anterior também foi de um FTB, ocorrido há exatamente duas semanas, como parte da Operação Falcão II/ 2018.

Fonte e foto: CLA

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo