OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA MOVIMENTA O PAÍS NESTA SEXTA-FEIRA
Publicado em: Brasília, 13 de maio de 2011

Será realizada hoje(13) a XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Destinada a jovens dos ensinos Fundamental e Médio, a competição é realizada numa única fase, dentro da própria escola dos participantes. No ano passado, foram 786 mil alunos. Já para esse ano, são esperados 800 mil.

Além das medalhas e certificados, os estudantes que melhor se classificarem no Nível 4 (Ensino Médio) vão conhecer as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial(DCTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo João Canale, coordenador da OBA, as questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico.

Ele afirma ainda que a área é carente de profissionais especializados e que há poucos professores formados: “A OBA surge com o objetivo de atrair os jovens, que, no futuro, vão ser os mestres em Astrofísica”, prevê Canale.

A competição vai distribuir 30 mil medalhas. Os 100 estudantes mais bem colocados na olimpíada serão convidados a participar de um curso de astronomia. E os cinco jovens com melhor desempenho nesse curso vão disputar a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Já os que se classificarem entre a sexta e a décima posições do curso vão para a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica. A OBA ainda vai escolher 30 equipes de cinco alunos para a Jornada de Foguetes e 60 jovens para a Jornada Espacial. A olimpíada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Eletrobrás Furnas.
Mais informações:
http://http://www.oba.org.br