O MAIS CONHECIDO CLUBE DE ASTRONOMIA DO BRASIL VISITA A AEB
Publicado em: Brasília, 6 de dezembro de 2012

Brasília, 6 de dezembro de 2012 – O líder do Clube de Astronomia Louis Cruls – um dos mais ativos e conhecidos do Brasil -, o físico Marcelo Souza, esteve na Agência Espacial Brasileira (AEB), na manhã do dia 5 de dezembro, para apresentar o programa de atividades do clube para 2013.  Marcelo e seus colegas desejam vestir a camisa da AEB e contar com o apoio da instituição nas realizações do próximo ano. O clube fica sediado em Campos (RJ),

Marcelo foi recebido na AEB pelo diretor de Políticas Espaciais e Investimentos Estratégicos, Petrônio Noronha de Souza, e pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho. “As realizações do Clube de Astronomia Louis Cruls surpreendem pelo senso de iniciativa, criatividade e até ousadia”, afirmou José Monserrat Filho após receber o líder do clube.  Marcelo reuniu-se, também, com o coordenador do Programa AEB Escola, Carlos Eduardo Quintanilha, em vista de seu interesse pela divulgação científica e a possibilidade de um trabalho conjunto entre as duas instituições.

O Clube começou a se projetar quando criou e realizou, em 1998, o I Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, em Campos. Desde então, já foram promovidos quatro outros encontros, com a participação de palestrantes de 20 países. Em 2009, o Encontro comemorou os 40 anos da chegada do homem à Lua, com a presença do astronauta Buzz Aldrin. Em 2012, o evento levou a efeito o que Marcelo vê como a maior comemoração nas Américas dos 50 anos do voo de Yuri Gagarin (12 de abril de 1961), que teve a participação dos cosmonautas russos Oleg Kotov e Pavel Vinogradov. Os encontros do clube também tiveram a presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes, de outro astronauta americano Charlie Duke, da astronauta Anoushen Ansari (iraniana), da pesquisadora Rosaly Lopes, da NASA, além de dezenas de outras personalidades brasileiras e estrangeiras de projeção nos estudos e atividades espaciais.

O 6º Encontro está marcado para o período de 18 a 20 de abril de 2013, em Campos. O Clube está empenhado em fazer dele um sucesso ainda maior que os anteriores. Segundo José Monserrat, a AEB deve participar do evento.

“Vamos falar de sonhos ?” é outro projeto do Clube, que mobiliza muito os jovens, incentivando-os a usarem a imaginação para criar roteiros de uma exploração do sistema solar e relatar em detalhes suas atividades de observação do espaço cósmico. O projeto está previsto para dezembro de 2014, mas começa na prática em 2013, com a elaboração do material didático e a construção de um ambiente virtual, no qual serão usados webquests (dois deles já foram desenvolvidos e podem ser acessados nos endereços http://webquest.passeiopeloceu.org e http://webquest.passeiopelo ceu.org/index2.html.

Na ocasião, será organizado o lançamento de foguetes de água. Os participantes serão convidados a construir seus foguetes e usarem as bases que o Clube levará pra lançá-los. Um curso será ministrado aos professores, ensinando como construir bases de lançamento de foguetes de água.

O Clube de Astronomia Louis Cruls é a primeira entidade do gênero a ser admitida a entrar no Concurso Estudantil de Satélites de Lata (Student CanSat Competition), a realizar-se no Texas, nos Estados Unidos, em 5 de junho de 2013. O evento conta com a participação de grupos de alunos de universidades e centros de pesquisa de vários países. O Clube tem ainda sonhos ainda mais ambiciosos, como o de criar, construir e lançar um satélite de verdade a bordo de um foguete brasileiro.

* Quem foi Louis Cruls? Louis Fernando Cruls (1848-1908), belga de nascimento, foi grande astrônomo que trabalhou a maior parte sua vida no Brasil. Em 1875, ingressou como adjunto no Observatório Imperial do Rio de Janeiro, onde estudou o planeta Marte e como homenagem às suas pesquisas, uma cratera marciana recebeu o seu nome. Em 1881, foi nomeado diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro.