O BRASIL COMEMORA 20 ANOS DO PROGRAMA CBERS
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

Em 2008 será comemorado no Brasil o 20º aniversário do Programa CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. O Ministério da Ciência e Tecnologia nomeou uma comissão para organizar as atividades que marcarão esta importante data para o programa espacial brasileiro.

Fazem parte da comissão: José Monserrat Filho, representante do MCT (coordenador); Miguel Henze, representante da Agência Espacial Brasileira; Gilberto Câmara, representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Bernardo Paranhos Velloso, representante do Ministério das Relações Exteriores.

O Programa CBERS (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite), instituído em 1988 por Brasil e China para o desenvolvimento conjunto de satélites de observação da Terra, marcou o início de uma nova etapa no programa espacial brasileiro. O INPE é o responsável no Brasil pelo programa.

Três satélites já foram ançados: CBERS-1 (1999), CBERS-2 (2003) e CBERS-2B (2007). Até 2012 estão previstos mais dois lançamentos: CBERS-3 e CBERS-4. As imagens obtidas a partir do satélite CBERS permitem uma vasta gama de aplicações – desde mapas de queimadas e monitoramento do desflorestamento da Amazônia, até estudos na área de desenvolvimento urbano nas grandes capitais do país.

As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)