NOTA DE ESCLARECIMENTO
Publicado em: Brasília, 17 de janeiro de 2013

Brasília, 17 de janeiro de 2013 – Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude das notícias veiculadas nos dias 16 e 17 de janeiro, a Agência Espacial Brasileira e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado esclarecem que:

A visita do diretor de Satélites da Agência Espacial Brasileira, Carlos Gurgel, à Fortaleza, foi para fins de prospecção da possibilidade de atuação do Ceará nas pesquisas espaciais.

A atuação seria em forma de cooperação entre Governo, universidades e AEB, com apoio dos profissionais formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – boa parte cearenses.

Em nenhum momento a AEB afirmou que instalaria uma base de lançamento de pequenos foguetes no Ceará, apenas registrou o potencial do Estado para tal empreendimento, dada sua posição geográfica.

No encontro, foram tratadas possibilidades para a criação de uma cultura educacional voltada à área espacial, como a implantação de um Centro de Inovação e de um curso de graduação em Engenharia Aeroespacial.