NANOSSATÉLITE BRASILEIRO CHEGA A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL
Publicado: 13/01/2015

Brasília, 13 de janeiro de 2015 - O cubesat AESP-14, apoiado financeiramente pela Agência Espacial Brasileira (AEB), foi lançado neste sábado (10) pelo lançador Falcon 9. O nanossatélite chegou a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) a bordo da cápsula Dragon, juntamente com mais de 250 experimentos científicos e suprimento.

Na segunda-feira (12) a capsula Dragon ancorou na ISS e o AESP-14 encontra-se em órbita com a tripulação da estação, a previsão para ser ejetado utilizando o braço robô japonês kibo é de 45 dias.

Projetado, manufaturado e integrado por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) o AESP-14 é um satélite padrão cubesat com dimensões de 10 centímetros de aresta. O projeto também teve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e apoio institucional do ITA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O objetivo do projeto é ensinar engenharia de sistemas para alunos de graduação e pós-graduação utilizando como caso de estudo um projeto de missão espacial real, no caso um cubesat.

O AESP-14 é equipado com um modem em banda UHF para enviar mensagens associadas a cientistas brasileiros e desenvolver um experimento radio-amador do Clube de Radioamadores de Americana (CRAM), onde 100 sequências de texto serão transmitidas de forma aleatória. Os primeiros radioamadores que conseguirem receber as 100 sequências receberão um diploma comemorativo que será oferecido pelos gerentes do projeto.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Foto 1: Cubesat AESP-14 ao lado do dispositivo J-SSOD. Créditos: JAXA e JAMSS

Alunos de graduação e pós graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica  ITA no ensaio de interferência eletromagnético no Laboratório de Integração e Testes LIT_INPE Crédito de imagem LIT_INPE

Foto 2: Alunos de graduação e pós-graduação do ITA no ensaio de interferência eletromagnético no Laboratório de Integração e Testes (LIT/INPE). Créditos: LIT/INPE

Launch Falcon 9

Foto 3: Lançamento do Falcon 9. Créditos: NASA