MINISTRO ABRE SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Publicado em: Brasília, 19 de outubro de 2009

“Sem ciência e tecnologia distribuídas em todo o Brasil não conseguiremos dar o salto e mudar o ritmo de crescimento econômico e social”. Com essas palavras o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, abriu, na manhã desta segunda-feira (19) a 4ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O ministro salientou ainda que sem a divulgação e o apoio da mídia as ações de ciência e tecnologia não são percebidas pela população.

Em seu discurso de abertura, Sergio Rezende lembrou dos recursos orçamentários já garantidos e que vão contribuir para a descentralização desses setores. Ele destacou o Programa Espacial Brasileiro e o Programa Nuclear como fundamentais para a popularização da ciência e da tecnologia, a inclusão social, o desenvolvimento industrial e a melhoria do ensino.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, disse que a Semana é uma oportunidade para a sociedade entender a importância de cada esforço, de cada etapa do progresso científico brasileiro. “A Agência, ao participar desse evento, atesta o reconhecimento de que ela trata os temas e as aplicações científicas e tecnológicas como uma forma de afirmar o potencial das atividades espaciais em favor da sociedade brasileira”, comentou.

Também participaram da solenidade de abertura, o secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas, o deputado federal, Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), o presidente da empresa binacional ucraniana-brasileira Alcântara Cyclone Space, Roberto Amaral, o diretor de Economia e Finanças dos Correios, Décio Braga de Oliveira, o presidente do CNPq, Marco Antônio Zago e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Joe Valle.

Estande – Com o tema “Ciência no Brasil”, em comemoração às importantes descobertas de ciência e tecnologia no País, a SNCT prossegue até domingo (25). No estande da AEB, com 272 metros quadrados os visitantes poderão conferir exposições, assistir palestras e participar de jogos interativos. O design do estande foi de autoria do artista gráfico, Carlos Brasil.
Ainda durante a abertura da Semana, foram entregues as premiações aos ganhadores do 7º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. Nove pesquisadores foram selecionados em três categorias: Saúde e Biológicas, Humanas e Sociais e Exatas e Tecnológicas. Os prêmios variam de R$ 3, 3 mil a R$ 5,1 mil.
Com apenas 21 anos, Anderson Guimarães Costa foi o primeiro colocado na categoria “saúde e biológicas”. Orientado pela professora Elvira Saraiva, o aluno e bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concorreu com o trabalho “Promastigotas de Leishmania amazonensis induzem e são mortas pelas redes extracelulares de neutrófilos”.

Programação – Estande AEB

20.10

Palestra: Gilvan Sampaio – meteorologista

Tema: Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil

Horário: 16 h

Local: Espaço Café Científico

23.10

Palestra: Thyrso Villela – diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB

Tema: O Programa Espacial Brasileiro

Horário: 16 h

Local: Espaço Café Científico