LANÇADO COM SUCESSO O FOGUETE DE SONDAGEM VS-30/ORION V10
Publicado em: Brasília, 8 de dezembro de 2012

Brasília, 08 de dezembro de 2012 – Hoje, dia 08 de dezembro de 2012, às 20h (Horário de Brasília), foi lançado com sucesso, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o foguete VS-30/V10, atingindo um apogeu de 428 km.

A Operação Iguaíba, cujos trabalhos técnicos iniciaram-se no dia 18 de novembro, teve como objetivo realizar o lançamento e o rastreio do foguete de treinamento intermediário (FTI) e do foguete de sondagem VS-30/ORION V10, portando uma carga útil tecnológica e científica com experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O VS-30/ORION V10 é composto de dois estágios e o módulo de carga útil. O motor do segundo estágio (Improved Orion) foi fornecido pelo DLR da Alemanha, que está como parceiro na campanha. O restante do veículo, incluindo as partes mecânicas, pirotécnicas, eletrônicas e a plataforma da carga útil são nacionais e desenvolvidas pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)