JORNADA ESPACIAL TEM DUAS EDIÇÕES ESTE ANO
Publicado em: Brasília, 12 de novembro de 2013

Brasília 12 de Novembro de 2013 – Até nesta sexta-feira (15) 57 alunos e 46 professores de escolas públicas e privadas de todo o país participam da 9ª Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP). Os estudantes conquistaram as vagas para participar do evento pelas notas obtidas na 16ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 7ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), atividades realizadas ao longo do ano.

No período da Jornada, que começou no domingo (10), os alunos visitam o Laboratório de Integração e Teses (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Observatório Astronômico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), além de assistirem palestras com especialistas da área.

Neste ano, o evento foi dividido em duas edições. A próxima etapa será de a 10ª Jornada Espacial de 9 a 13 de dezembro em Natal (RN), com atividades a serem desenvolvidas como palestras, oficinas e visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

A Jornada Espacial é um evento realizado anualmente pelo Programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Inpe, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o CLBI. Tem como principal objetivo premiar os alunos selecionados pela OBA, como forma de apresentar os conhecimentos desenvolvidos pelas ciências espaciais e estimular o interesse e a vocação para este setor. Quanto aos professores, o intuito é de formar multiplicadores de tais conhecimentos, para que os apliquem em sala de aula e incentivem cada vez mais seus alunos a se interessarem por estes conteúdos.

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)