ITA COMPLETA 61 ANOS DE CRIAÇÃO
Publicado em: Brasília, 26 de maio de 2011

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) comemorou no dia 20 de maio seu sexagésimo primeiro aniversário, com entrega de medalhas aos servidores e solenidade de entrega de medalhas militares, na presença de autoridades, iteanos, professores, alunos, servidores e representantes de empresas. Durante as homenagens, o Pró-Reitor de Graduação professor doutor Alberto Adade Filho falou para a audiência sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Ao final da cerimônia, os convidados receberam um poema intitulado 61 Anos de Instituto Tecnológico de Aeronáutica – Uma História Laureada!, de autoria do Tenente Coronel Especialista em Comunicações Francisco Antonio Ramos de Araújo, como lembrança do Aniversário do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

A comemoração do aniversário de criação do Instituto no mês de maio foi escolhida por lembrar a chegada dos primeiros alunos ao ITA, em São José dos Campos – SP, no dia 21 de maio de 1950. Eles vieram da Escola Técnica do Exército, atual Instituto Militar de Engenharia (IME), com sede no Rio de Janeiro, RJ, onde, desde 1947 eram ministrados os cursos de Engenharia do ITA.

Homenagem a Servidores

Instituída em 2010, a medalha dourada, em formato circular, com a logomarca do ITA foi entregue a servidores com 35 e 30 anos de serviços prestados ao ITA. Foram homenageados os seguintes servidores:

– Professor Doutor Takashi Yoneyama
– Professor Doutor Luiz Carlos Sandoval Góes
– Professor Doutor Alberto Adade Filho
– Professor Eduardo Hisasi Yagyu
– Técnico em Ciência e Tecnologia Mário Monteiro da Silva Filho
– Professora Doutora Tânia Nunes Rabello
– Assistente em Ciência e Tecnologia Erena Luzia Nakashima

Medalha Militar

A medalha militar, criada em novembro de 1901, destina-se a recompensar por bons serviços prestados, oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo, conforme o tempo de serviço. O Paraninfo, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann entregou as medalhas aos agraciados Coronel Aviador Carlos Magno Vilela do Nascimento (medalha de ouro por mais de trinta anos), Major Aviador Sandro Rondon Rett e Capitão Especialista em Comunicações João Batista do Porto Neves Júnior (medalha de prata por mais de vinte anos de serviços prestados).