INTEGRANTES DO DCTA SE REÚNEM EM ALCÂNTARA PARA DEBATES SOBRE A ÁREA ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 27 de setembro de 2013

Brasília 27 de Setembro de 2013 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu entre os dias 23 e 27/9 integrantes da área espacial ligados ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em reuniões técnicas. Ao todo, 44 especialistas de níveis superior e técnico, civis e militares do setor participam da segunda reunião no ano do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL 2/ 2013).  No encontro, ocorreu a primeira Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) da Operação Raposa, que objetiva o lançamento do veículo de sondagem VS-30 em dezembro próximo a partir de Alcântara.

No encontro, também foi apresentado o cronograma de lançamentos realizados e previstos no Programa Espacial Brasileiro para este e o próximo ano tanto no Brasil quanto no exterior e repassadas informações sobre a Operação Raposa, que terá, pela primeira vez, no país, o lançamento de um veículo espacial com uma carga útil (módulo com experimentos), que é um motor a propelente líquido que será ingnitado em voo. A expectativa é que em 2014 sejam realizados durante a Operação Santa Bárbara I testes com um mock-up (protótipo) do VLS e suas redes elétricas na nova Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do veículo em Alcântara. No segundo semestre, a equipe trabalha para que seja realizado o lançamento do veículo denominado VLS-1 VSISNAV. Na ocasião, devem ser testada toda a parte baixa do veículo (1º e 2º fases), incluindo a ignição e separação dos estágios e seus sistemas de navegação e destruição remota em voo. Esta operação deve se chamar Santa Bárbara II. Na época, a missão completa do VLS ainda não será realizada, porque não levará satélite a bordo para ser colocado em órbita e apenas 1º e 2º estágios do veículo estarão carregados de combustível.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer e discutir os Projetos do Foguetes de Treinamento (FOGTREIN) – FTB e FTI, Projeto Cyclone-4, Programa Microgravidade, estudos para o lançamento do VS-40/SARA Suborbital, situação das obras do CLA e impacto em futuros lançamentos.

 Fonte: DCTA