INSTITUTOS PARCEIROS

Todas as atividades de pesquisa espacial, desenvolvimento e lançamento de satélites e foguetes dependem de um conjunto de instalações e equipamentos de solo, que constituem a infraestrutura indispensável para os lançamentos. Tais atividades precisam, também, de laboratórios especializados de fabricação, testes e integração, centros de rastreio e controle, estações de recepção, tratamento e disseminação dos dados fornecidos pelos satélites.

Sob a administração geral da AEB, o Programa Espacial Brasileiro conta com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Este último é responsável pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Essas instituições dão suporte a todas as atividades que se desenvolvem em torno da área espacial.

Qualquer lançamento e rastreio de um engenho aeroespacial deve seguir normas e critérios para que sua execução seja considerada eficiente. No Brasil, a AEB é responsável pela elaboração do Regulamento de Segurança.

IAE 2    images (1)    INPE_transparente    LogotipoCLBI  dcta (1)