INPE PRESENTE NA ASSEMBLEIA GERAL DA IAU
Publicado em: Brasília, 4 de agosto de 2009

Astrofísicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) participam no Rio de Janeiro, até o dia 14 de agosto, da 27ª Assembleia Geral da União Astronômica Internacional (IAU). Esta é a primeira vez que a assembleia, considerada o maior evento da astronomia mundial, é realizada no Brasil. Cerca de dois mil cientistas de todo o mundo apresentarão trabalhos que abrangem desde o Sistema Solar, passando por nossa galáxia até estudos que decifram os primórdios do Universo.

Durante o evento, os pesquisadores do Inpe mostrarão resultados de vanguarda sobre a evolução de galáxias, as estrelas compactas (como estrelas de nêutrons), os sistemas binários, as regiões de formação estelar, além de cosmologia e astropartículas. “Esses trabalhos estão na fronteira do conhecimento científico e visam compreender os processos físicos que regem o nosso Universo e os seus constituintes”, diz Oswaldo Duarte Miranda, chefe da Divisão de Astrofísica do Instituto. Toda a programação científica, com simpósios, plenárias e sessões especiais, está acontecendo no Centro de Convenções Sul América, que fica na Avenida Paulo de Frontin com a Avenida Presidente Vargas, Cidade Nova.

A 27ª Assembleia Geral da IAU também tem atividades voltadas ao público leigo. Uma tenda de 450 metros quadrados na Praça Marechal Floriano (Cinelândia), no centro do Rio, estará montada durante o dia desde esta terça-feira (4/8) até sábado (8/8). Assim como diversas instituições científicas, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o INPE estão presentes neste espaço.

A Assembleia da IAU no Brasil é ainda mais significativa por 2009 ter sido instituído como o Ano Internacional da Astronomia, em comemoração os 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Para os astrofísicos brasileiros, a expectativa é que o evento sirva para aprimorar as pesquisas nacionais na área, aumentar a cooperação internacional, além de mostrar à população o reconhecimento internacional que os estudos de astronomia brasileiros vêm recebendo

Serviço: outras informações no site www.astronomy2009.com.br