IMAGENS DE CÂMERA DE ALTA RESOLUÇÃO DO CBERS-2B ESTÃO NA INTERNET
Publicado em: Brasília, 19 de agosto de 2008

Uma galeria de imagens em alta resolução do CBERS (Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres) está disponível na Internet para download. A utilização dos arquivos é gratuita, sendo obrigatório o crédito ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Ao acessar a página http://www.inpe.br/noticias/galeria.php > Programa CBERS, é possível visualizar e baixar imagens de todas as capitais brasileiras e de algumas áreas de países da América do Sul, além das primeiras imagens produzidas pela HRC – Câmera Pancromática de Alta Resolução, instalada em caráter experimental no CBERS-2B (lançado em setembro de 2007). A HRC produz imagens de uma faixa de 27 km de largura com resolução espacial de 2,7 m, em uma região espectral pancromática única.

O trabalho de geração e tratamento das imagens da galeria foi realizado pela Divisão de Geração de Imagens, da Coordenação Geral de Observação da Terra do INPE.

Desde 2004, o Banco de Imagens dos satélites Landsat-1, Landsat-2, Landsat-3, Landsat-5, Landsat-7, CBERS-2 e CBERS-2B está disponível gratuitamente na Internet, no endereço http://www.dgi.inpe.br/CDSR/ . Esses arquivos são voltados para uso profissional e/ou acadêmico, pois para visualizar as imagens do catálogo em resolução plena é necessário algum conhecimento e ferramentas de processamento de imagem.

Já as imagens disponibilizadas na galeria podem ser salvas e utilizadas imediatamente, sendo adequadas para os meios de comunicação, professores e estudantes de ensino fundamental e médio, entre outros.