GRUPO DE TRABALHO GLOBAL SOBRE CLIMA SE REÚNE NO INPE
Publicado em: Brasília, 7 de fevereiro de 2017

Especialistas em meteorologia e sensoriamento remoto de vários países estarão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), nos dias 8 e 9 de fevereiro, para analisar a oferta de dados de satélites para o monitoramento do clima.

O evento reunirá membros do grupo de trabalho sobre clima do Comitê de Satélites de Observação da Terra e da Coordenação Geral de Satélites Meteorológicos (CEOS e CGMS, nas siglas em inglês).

Desde 1984, o CEOS é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra. O grupo de trabalho sobre clima (WGClimate) foi criado em 2010 e reúne membros e associados do CGMS e do CEOS, como o INPE.

O WGClimate coordena e incentiva atividades de colaboração entre as maiores agências espaciais do mundo na área de monitoramento climático, com o objetivo de melhorar a disponibilidade sistemática de registros de dados, por meio da implementação e do desenvolvimento de uma arquitetura global para o monitoramento do clima a partir do espaço.

Séries cronológicas de Variáveis Climáticas Essenciais (ECV – Essential Climate Variables) são fundamentais nos estudos sobre mudanças climáticas, desastres naturais, agricultura, entre outros.

Durante a reunião no INPE, o grupo trabalhará na atualização do inventário de ECVs e, também, analisará a constelação atual e futura de satélites para garantir a continuidade destas variáveis voltadas ao monitoramento do clima.

Fonte: INPE.