Notícias

Futuro do setor aeroespacial será tema de Congresso em Foz do Iguaçu (PR)

Publicado em: 30/10/2018 19h03 Última modificação: 06/11/2018 17h04

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está apoiando o 1° Congresso Aeroespacial Brasileiro, que abordará o tema “Diálogos entre Academia, Indústria e Política Pública em prol de um Programa Espacial Sustentável e Impactante”. O evento acontece no Centro Universitário Comunitário no oeste do Paraná (Uniamérica), nos dias 1, 2 e 3 de novembro na cidade de Foz do Iguaçu.

Um dos pontos fortes do Congresso será a programação científica que terá o intuito de unificar pesquisas do campo acadêmico, político e industrial, tanto do setor aeronáutico, como do setor espacial. O encontro também acolherá o 1º Fórum de Startups Aeroespaciais da América Latina, nas noites do dia 1 e 2 de novembro.

O coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB, Rodrigo Leonardi e o pesquisador Danilo Sakay, também da AEB, fazem parte do time de palestrantes. No dia 1º de novembro, Leonardi abordará questões referentes à reformulação do Programa Espacial Brasileiro, enquanto Danilo apresentará ao público, no dia 3 de novembro, o projeto Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Espacial).

Inaugurado pela AEB, há um ano, em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, o CVT vem desempenhando importante papel não apenas na área educacional, mas no desenvolvimento socioeconômico do estado.

Palestrantes

Dentre os palestrantes confirmados, o primeiro é o astronauta Marcos Pontes. Em março de 2006, Pontes tornou-se o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço integrando a Missão Centenário, projeto criado entre o Brasil e Rússia com destino à Estação Espacial Internacional, com mais outros dois cientistas. A missão de Pontes durou 10 dias, tempo em que o engenheiro realizou diversos experimentos em ambiente de microgravidade.

Outro profissional renomado que estará presente é Todd Barber, Engenheiro de Propulsão do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA). Todd recebeu o Exceptional Achievement Award da NASA em 1996 por seu trabalho no Galileo (Nave espacial norte-americana não tripulada, lançada pela NASA para estudar o planeta Júpiter), atualmente atuando nas missões de exploração de Marte da NASA.

Também participam do evento Lucas Fonseca, diretor da Missão Garateia, e diretor executivo da Airvantis. Fonseca é engenheiro mecatrônico pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais, recebido pela ISAE-Supaéro na França, único brasileiro participante da missão Rosetta, que pousou uma sonda em um cometa.

O professor emérito do Technion – Instituto Israelense de Tecnologia, Alon Gany também é um dos palestrantes confirmados para o congresso. Gany é PhD pelo Technion e membro do corpo docente desde 1979, foi diretor do Fine Rocket Propulsion Center e do Laboratório de Aerotermodinâmica e membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE-US).

As inscrições para o congresso são limitadas e podem ser feitas aqui.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Registrado em:
Assunto(s):
Voltar para o topo