FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CLBI TEVE INÍCIO HOJE
Publicado em: Brasília, 12 de maio de 2011

O primeiro Fórum de Pesquisa e Inovação do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) teve início, hoje (12), no auditório do Centro. O CLBI fica localizado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

O objetivo do evento é a divulgação de pesquisas tecnológicas realizadas por instituições da região e também a apresentação das atividades do CLBI ao público. “Com o fórum, desejamos criar possíveis parcerias no campo da pesquisa”, disse o diretor do CLBI, Luiz Guilherme Silveira de Medeiros,

A programação do fórum foi divididas em dois dias. Serão 17 apresentações dos mais variados temas como resultados do projeto Tamar no Rio Grande do Norte, e o processamento de materiais com laser no Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

A abertura oficial do fórum foi feita pelo diretor do CLBI. Em seu discurso, Medeiros contou um pouco da história do Centro e falou sobre a importância do evento. “O fórum foi idealizado para diminuir a distância entre o CLBI e os institutos de pesquisa. Há pouco tempo assinamos um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nossa vontade é definir acordos com instituições de todo Brasil”, disse.

“Experimentos Científicos para Foguetes de Sondagem” foi tema da palestra ministrada pelo professor da UFRN, Gilvan Luiz Borba. Na visão de Gilvan, eventos como este fórum são necessários para reaproximação entre o meio acadêmico e o CLBI. “O CLBI mostrou hoje uma disponibilidade de interação que eu nunca havia visto antes. Isso abre as portas para uma gama de iniciativas e possibilidades envolvendo, inclusive, alunos de Ensino Médio”, afirmou Gilvan.

As atividades do primeiro dia do fórum se encerraram com uma visita dos participantes do evento às instalações do CLBI. O segundo, e último, dia do evento será realizado amanhã, das 8h30 às 12h.