FOGUETE EXPERIMENTAL DE ALUNOS SERGIPANOS FOI LANÇADO COM SUCESSO
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

Para uma platéia de curiosos, alunos, professores e jornalistas, os estudantes da escola C.E. General Calazans apresentaram seu engenho: realizaram o lançamento de um foguete recuperável, produzido com material reciclável. Os alunos Vismonde Santos e José Cristiano, orientados pelo professor Nilson Santos, exporam seu projeto na I Conferência Nacional de Educação Básica, evento que contou com a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O projeto, chamado Hermes, foi desenvolvido ao longo de três anos pela equipe, que era composta ainda por mais dois alunos e dois professores. A idéia dos alunos foi desenvolver um foguete com material reciclável que tenha um lançador eletrônico, um módulo de serviço (aonde é alojada a carga) e um compartimento de recuperação, com sistema de pára-quedas. O Projeto Hermes (homenagem ao semi-deus grego), como foi apelidado o experimento, foi desenvolvido pelo professor de geografia Nilson, baseado
no programa de formação continuada para professores do Programa AEB Escola, da AEB. Segundo Santos o material foi importante porque forneceu subsídios para a construção do foguete recuperável. “Recebemos em 2006 um material didático do Programa AEB Escola e a partir daí pudemos aprimorar os projetos que já estávamos desenvolvendo. Foram vários tentativas até chegarmos a esse projeto”, disse.

O AEB Escola envia aos centros de ensino de todo o País, de forma gratuita, um material de apoio desenvolvido para estimular a cultura da observação e da experimentação em sala de aula utilizando os conceitos da Astronáutica (Ciências Espaciais). O objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela área das ciência espaciais e, com isso, desenvolver futuros talentos para o programa espacial brasileiro.