FOGUETE DE TREINAMENTO INTERMEDIÁRIO SERÁ LANÇADO NESTA QUINTA EM ALCÂNTARA
Publicado em: Brasília, 12 de junho de 2013

Brasília, 12 de junho de 2013 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza, na quinta-feira (13) o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte da Operação Águia I/ 2013.

O objetivo da operação é realizar o lançamento e o rastreio do foguete visando o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obter dados para qualificação e certificação do veículo.

A Operação Águia I/ 2013 teve início na segunda-feira (10) com um briefing para todas as equipes envolvidas no lançamento. Durante a atividade, os setores receberam instruções acerca do cronograma de atividades previstas, características do veículo a ser lançado, procedimentos de segurança,  normas de qualidade, apoio logístico, e outras.

O lançamento deve acontecer no período da tarde e a expectativa é que o Foguete de Treinamento Intermediário atinja altitude máxima  de 60 quilômetros e gaste 204 segundos até a queda no oceano. Este será o oitavo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) lançado em Alcântara.

O Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) faz parte do Projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN). Sua por missão é treinar operacionalmente o efetivo e testar a prontidão da infraestrutura dos Centros de Lançamento de Alcântara e da Barreira do Inferno para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. O último lançamento realizado no CLA foi de um FTB em 23 de maio deste ano durante a Operação Falcão I/2013.

A operação Águia I/ 2013 é realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia  Aeroespacial (DCTA) por meio do CLA e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), da Segunda Força Aérea (FAE II), da Capitania dos Porto do Maranhão (CPMA), do Institituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e participação de equipes do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) e do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° Gav).

Características do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI)

Comprimento total:  5,5 metros

 Comprimento motor-foguete: 3,3 metros

Diâmetro do veículo (calibre): 0,305 metros

Peso total do veículo:  500 Kg

Peso reservado para experimento: 30 Kg  (não leva experimentos)

Altitude máxima aproximada: 60 quilômetros (com inclinação de 82° do lançador)

Tempo total de voo até dispersão na área de impacto (oceano): 204 segundos

Fonte: CLA