FOGUETE BRASILEIRO É LANÇADO COM SUCESSO NA EUROPA
Publicado em: Brasília, 5 de agosto de 2008

No dia 7 de fevereiro, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) lançou com sucesso mais um foguete VSB-30, do Centro Espacial de Esrange, na Suécia. Esta foi a quinta missão deste veículo, desde o seu lançamento inaugural na base de Alcântara (MA), em 2004, e o terceiro na Europa. Em um vôo suborbital, o foguete transportou uma carga útil da família Texus, da ESA (Agência Espacial Européia). Esta carga-útil permite a
realização de experimentos científicos em ambiente de microgravidade.

O apogeu atingido foi de 264 km. As cargas Texus são dotadas de um sistema de recuperação, utilizando pára-quedas, e são resgatadas por um helicóptero, em um prazo de 20 minutos, para que os cientistas tenham acesso aos experimentos a tempo para análise em laboratório.

Esse vôo do VSB-30 foi precedido de sete tentativas, em que as condições climatológicas de ventos, nevascas e pouca visibilidade impediram a decolagem. A missão como um todo foi bem sucedida: o VSB-30 cumpriu a trajetória prevista; a carga-útil e seus experimentos operaram corretamente; o sistema de recuperação promoveu a aterrissagem suave da carga útil; e o resgate foi tempestivo.

Ainda esta semana, está programado o sexto lançamento do VSB-30, no mesmo local, com nova carga Texus. Em maio de 2008, o sétimo veículo deverá transportar uma carga-útil Maser, também do programa científico europeu.

O VSB-30 está construindo uma história de sucesso, ao transportar cargas- úteis nas condições exigidas pelos experimentos científicos.

No Brasil, a Agência Espacial Brasileira (AEB) designa os experimentos, e, na Europa, a Agência Espacial Européia (ESA) compra os veículos e estabelece o manifesto da carga-útil.

As informações são do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial