EVENTOS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CELEBRAM O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA
Publicado em: Brasília, 22 de junho de 2009

Com intuito de inserir a comunidade da Universidade de Brasília (UnB) e de todo o Distrito Federal nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia, o professor José Leonardo Ferreira e a coordenação da Pós-Graduação do Instituto de Física da universidade organizaram dois eventos abertos à comunidade.

O primeiro acontecerá terça-feira, 23 de junho, às 16h, no auditório do Instituto de Física no minhocão da UnB. O tema do evento é “Missão Aster: missão espacial a um asteróide próximo da Terra utilizando propulsão avançada (propulsão a plasma)”. Alexander Sukhanov da Divisão de Mecânica Orbital do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto de Pesquisas Espaciais da Rússia (IKI) é o conferencista do evento.

Na quinta-feira, 25 de junho, às 18h, no auditório do Centro Internacional de Física da UnB será a vez de Augusto Daminelli, professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e coordenador do Ano Internacional da Astronomia no Brasil falar sobre a “Procura de vida fora da Terra: pesquisas na área de astronomia voltadas para a procura de planetas extra-solares e da possibilidade de vida neste distantes planetas.”

É bom lembrar que a assembléia geral do Ano Internacional da Astronomia será realizada, em agosto, no Brasil.