ESTUDANTES RUSSOS E UCRANIANOS VISTAM A AEB
Publicado em: Brasília, 31 de março de 2009

Cerca de 15 estudantes da Escola Russa, de origem russa e ucraniana, vieram à sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília, na quinta-feira (5/02), para conhecer o Programa Espacial Brasileiro. Os alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio foram recebidos pelos monitores do Programa AEB Escola, que apresentaram o Programa Espacial Brasileiro. Os alunos participaram, também, de uma oficina sobre construção de foguetes didáticos.

Segundo o adido cultural da Embaixada da Rússia, Vasily Sukkoy, os alunos tinham muita curiosidade para conhecer o Programa Espacial Brasileiro. “No meu país há uma valorização do ensino da astronomia. Desde muito cedo os estudantes aprendem, em uma disciplina chamada Ciências da Terra, sobre a importância do programa espacial em nossas vidas”, explicou.

O Brasil e a Rússia mantêm antiga cooperação na área espacial. O primeiro acordo completa 21 anos, em 2009. De acordo com Sukkoy, a comunidade russa no Brasil também vem crescendo, motivada pela intensa cooperação comercial entre os dois países. Somente em Brasília residem cerca de 100 russos, entre diplomatas e imigrantes.