ESTUDANTES E PROFESSORES PARTICIPAM DE ABERTURA DA JORNADA ESPACIAL
Publicado em: Brasília, 6 de dezembro de 2016

A solenidade de abertura da 14ª edição da Jornada Espacial, no domingo (04.10), em São José dos Campos (SP), teve início com uma palestra sobre o Programa Nacional de Atividades Espaciais. O servidor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Cristiano Elias Cardoso, falou para estudantes e professores de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal e apresentou os principais projetos e atividades desenvolvidos pelo Programa Espacial Brasileiro.

Para que os participantes se inteirassem da área foi feita uma síntese do processo histórico e das iniciativas e prioridades que estabeleceram o Programa Espacial no paísl. Também foram apresentados os projetos desenvolvidos pela AEB, que visam beneficiar milhares de pessoas, como o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT), voltado para atividades tecnológicas e educacionais. O Centro Espacial está em fase de implementação no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Sistema Espacial para Realização de Pesquisas e Experimentos com Nanossatélites (Serpens), que possibilita a participação de universitários no desenvolvimento de satélites de pequeno porte. Segundo Cristiano, o Serpens é um dos principais projetos educacionais com participação da AEB, que visa incentivar a atuação de jovens na área espacial. “A construção de pequenos satélites é uma excelente experiência para os jovens adquirirem conhecimento no setor, além de se capacitarem para trabalhar com o setor aeroespacial brasileiro”, explicou.

A estrutura e organização da AEB, o trabalho das quatro diretorias e o novo corpo de servidores da Agência foram questões apresentadas ao grupo de 74 estudantes e 48 professores participantes da Jornada Espacial.

AEB Escola – O Programa AEB Escola responsável em levar a temática espacial às salas de aula e divulgar o Programa Espacial Brasileiro, por meio de atividades e oficinas que despertem o interesse dos jovens pelas ciências, foi também abordado na abertura. O colaborador do AEB Escola, Robson Evangelista falou das principais áreas de atuação do programa, sua importância na divulgação do setor espacial brasileiro e a influência na formação de cientistas e pesquisadores.

O colaborador explicou ainda que depois da consolidação da parceria entre AEB e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o número de inscritos na competição cresceu intensamente. “No início foram contabilizados cerca de 15 mil estudantes inscritos na Olimpíada. Em 2016 mais de 700 alunos participaram da OBA. O crescimento é o reflexo do sucesso dessa parceria”, afirmou Robson.

O AEB Escola participa de diversos eventos nacionais, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e trabalha no apoio a competições de Física, Matemática, OBA e feiras de ciência.

Participaram da solenidade de abertura da Jornada o coordenador da OBA, João Batista Garcia Canalle, o tecnologista do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e membro da comissão organizadora da OBA, José Bezerra Pessoa Filho e o vice-diretor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Espaço (IAE), Lincoln Valério Silva.

Atividades – Até sábado (10.12) os alunos e professores terão a oportunidade de conhecer o Programa Espacial do país por meio de diversas palestras, oficinas e visitas às instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e IAE.

Foto 1: Estudantes e professores integrantes do grupo da 14ª  Jornada Espacial.

Foto 2: Cristiano Cardoso apresenta estrutura da AEB e perspectiva do Programa Espacial Brasileiro.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

5

2